Crédito Setop

A empresa Trem Metropolitano de Belo Horizonte (Metrominas), vinculada à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), publicou na edição de sábado do Diário Oficial Minas Gerais, na página 200 do Caderno Executivo, em Avisos e Editais, os avisos de licitação 001/12 e 002/12, para a contratação de serviços de topografia e sondagem, necessários ao desenvolvimento dos projetos de engenharia que vão atender à modernização e ampliação da linha 1, implantação das linhas 2 e 3 e estudo de topografia da Estação Eldorado, em Contagem, até Betim.

Os serviços de topografia e sondagem previstos no edital, estimados em R$ 8,3 milhões, vão empregar recursos do Governo do Estado e da Prefeitura de Belo Horizonte, até que sejam liberados pela União os recursos previstos no PAC Mobilidade. Desde o início de abril, o edital está disponível no site da Setop.

O edital 001/12, que tem como objeto os serviços de topografia, tem a entrega da documentação e da proposta de preços marcadas para o dia 15/05, de 14 às 18 horas, na sala 7 do prédio Minas, na Cidade Administrativa. A abertura dos envelopes será no dia seguinte, 16/05, no mesmo local, a partir de 10 horas.

Já para o edital 002/12, que tem como objeto os serviços de sondagem e geotecnia, a data de entrega final das propostas será dia 21/05, com abertura prevista para o dia seguinte, 22/05, mantendo os mesmos procedimentos de local e horário do edital 001/12.

O Secretário de Transportes de Obras Públicas, Carlos Melles, explica que na proposta elaborada pelo Governo de Minas e as prefeituras de Belo Horizonte e Contagem  a linha 1, que é a linha atual do metrô, ligando a Estação Eldorado (Contagem) à Estação Vilarinho (Venda Nova), com 28 quilômetros, terá um acréscimo de cerca de 1,7 km, no sentido Contagem, e a instalação de uma nova Estação no bairro Novo Eldorado. Já a linha 2, esta fará a ligação entre o Barreiro e o bairro Calafate, com 10,5 quilômetros e há a previsão de instalação de seis estações de passageiros. Para a linha 3, totalmente subterrânea, será feita a ligação da Savassi à Lagoinha, com 4,5 quilômetros e há a previsão de instalação de cinco estações de passageiros.

Proposta para ampliação do metrô

• Reforma e melhoria da linha já existente (Linha 1 - Eldorado - Vilarinho), incluindo: ampliação de estações, aquisição de novos trens, melhoria de sistemas elétricos e de comunicações,ampliação até o Novo Eldorado.
  • Construção da denominada Linha 2, numa primeira fase no trecho Barreiro - Calafate.
  • Construção da denominada Linha 3, numa primeira fase no trecho Savassi - Lagoinha.
  • Estudos para a criação de uma nova linha ou extensão da Linha 1 no trecho Novo Eldorado - Betim.

Para que esse conjunto de intervenções seja realizado, é necessário um montante de recursos no valor de R$ 3,05 bilhões. Deste montante a União participa com R$1,00 bilhão do PAC da Mobilidade e dá autorização de financiamento de mais R$ 750 milhões, por meio do Governo do Estado. Os recursos restantes, da ordem de R$ 1,3 bilhões, serão fornecidos pelo Governo do Estado, as Prefeituras de Belo Horizonte e Contagem e da empresa a ser contratada, através de concorrência na modalidade Parceria Público Privada (PPP).

Minas Online e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais