Divulgação SETOP

O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG) abriu, nesta terça-feira (17), as propostas para reconstrução da ponte sobre o rio Xopotó, em Guidoval. O município, localizado na Zona da Mata Mineira, foi um dos mais castigados pelas chuvas.  Serão investidos cerca de 18 milhões de reais, valor que inclui a implantação de uma variante de 1,8 quilômetros.

A escolha da empresa foi por meio da modalidade Dispensa de Licitação devido à urgência e quatro empresas apresentaram propostas. A vencedora foi a Aterpa M.Martins S.A que terá prazo de cinco meses para construção da nova ponte e da variante.

A nova ponte de Guidoval terá 130 metros de comprimento por 11 de largura e será implantada em outro local com cinco metros de altura a mais do que a ponte antiga.

Medida emergencial

Para garantir a mobilidade dos moradores de Guidoval, o DER providenciou a melhoria dos acessos por estradas municipais e estaduais como alternativas de tráfego.

A reconstrução imediata da ponte foi uma determinação do Governador Antonio Anastasia, em visita ao município que, além da ponte, a força das águas destruiu casas, estradas e deixou famílias desabrigadas.

Além Paraíba e Guidoval

Na quinta-feira (12/01), o Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles e o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), José Elcio Monteze, retornaram a Guidoval e Além Paraíba para acompanhar a visita que o Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos fez, para conhecer a situação dos municípios e das rodovias federais da região, atingidos pelas chuvas.

Ao final da visita o Secretário Melles explicou que "não haviam palavras para descrever o que a população estava passando, mas a Setop e o DER estariam empenhados no trabalho de reconstrução da ponte e de prestar ajuda emergencial".

Minas Online e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais