A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) publicou na edição desta terça-feira (28/12), do Diário Oficial Minas Gerais, as portarias que reajustam as tarifas dos ônibus intermunicipais, metropolitanos e dos táxis especiais. Para os táxis e as linhas metropolitanas o índice aprovado é de 5,52% e, para as linhas intermunicipais rodoviárias, será aplicado o índice de 5,86%. As novas tarifas entram em vigor a partir da publicação para os táxis e a partir da zero hora do dia 29 para os ônibus metropolitanos e intermunicipais.

Os estudos realizados pela Setop levam em consideração os custos incidentes no sistema durante o último ano, entre eles a variação de itens como a remuneração da mão de obra e benefícios, combustível e lubrificantes, custo do veículo e a quilometragem efetuada. O índice definido pela Setop para cada um dos sistemas, metropolitano e intermunicipal rodoviário, foi considerado suficiente para manter o equilíbrio dos preços ao longo do último ano.

Cartazes foram afixados no interior dos ônibus metropolitanos para informação aos passageiros. Em caso de dúvida, o telefone de informações é o 155, opção 6. A partir desta quarta-feira (29), as tabelas com os valores reajustados estarão disponíveis para consulta nos sites da Setop e do DER/MG.

Ônibus metropolitano

A partir da zero hora desta quarta-feira (29), a tarifa preponderante no sistema de ônibus metropolitano passa a ser de R$ 3,05 e corresponde a 30% das viagens realizadas. Os preços das passagens de ônibus integradas ao metrô vão variar de R$ 2,80 a R$ 3,85.

Na região metropolitana de Belo Horizonte, a tarifa mais barata do serviço comercial urbano passa a ser de R$ 1,95 correspondendo, por exemplo, as linhas 3950 (Juatuba/Azurita), 3954 (atendimento complementar Florestal / Juatuba), 3955 (Sítio Novo / Juatuba), 3975 (Igarapé / São Joaquim de Bicas), 5480 (Maria Helena 2ª Seção / Estação Vilarinho / Venda Nova), 5980 (Capim Branco / Matozinhos), 5983 (Aracas / Pedro Leopoldo) e 5987 (Capim Branco / Pedro Leopoldo).

Táxi metropolitano

Depois de dois anos a Setop autorizou o reajuste das tarifas do serviço especial de táxi metropolitano. Com a publicação da portaria, o custo por quilômetro passou para R$ 2,15 e a bandeirada para R$ 3,90. A nova tarifa entra em vigor a partir da publicação. O índice foi definido em função da reposição dos custos operacionais que envolvem esta prestação de serviços, como combustíveis, mão de obra, peças e lubrificantes e custo do veículo. O último reajuste do táxi metropolitano aconteceu em 2008.

A aferição dos taxímetros acontece nos dias 28, 29 e 30 e será realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), em local a ser definido em conjunto com as cooperativas dos taxistas, Coopertramo e Cootramo, que também ficarão responsáveis pela impressão e distribuição da nova tabela com o preço das tarifas.

Os valores reajustados poderão ser consultados no site da Setop, www.transportes.mg.gov.br, onde será possível o acesso a tabela contendo os trechos mais utilizados para os deslocamentos na região metropolitana, para quem optar pela cobrança por trecho ao invés do taxímetro. Cerca de 70% das corridas dos táxis metropolitanos tem origem e destino entre a região sul de Belo Horizonte e o aeroporto de Confins.

O serviço de Taxi Especial Metropolitano opera com uma frota de 237 veículos sob a responsabilidade de um permissionário principal que pode contar com o trabalho de até dois auxiliares. Tanto os permissionários quanto os auxiliares precisam ser cadastrados na Setop. Para isto é necessário que tenham curso do Sest/Senat e prova de conhecimentos - sobre a região metropolitana, o regulamento do Serviço de Táxi Especial Metropolitano (lei estadual 15.775), noções sobre direção defensiva, cidadania, primeiros socorros e o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) -, e tenham apresentado a documentação exigida pela lei estadual 15775. Depois de cadastrados os candidatos passam por treinamento específico sobre o regulamento do serviço, ministrado pela Setop.

Minas Online e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais