Foto Moysés Maltta
Foto Moysés Maltta

A obra de Requalificação Ambiental do Arrudas, executada pelo Governo de Minas, através do Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais - DEOP-MG, ficou classificada entre as 20 obras mais bem administradas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, sendo destaque em duas categorias "Melhor Prática em Gestão Local" e em "Trabalho Social no PAC". Em Brasília, durante a premiação o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Jorge Fontes Hereda, ressaltou que "o Prêmio é um espaço para difundir os bons exemplos que nós temos pelo país".

Segundo o gestor do programa, Pedro Paulo Ferreira dos Santos, que recebeu o certificado e troféu das mãos do vice-presidente de Governo da CEF, José Urbano Duarte, atestando a qualidade do Trabalho Técnico Social do Programa de Requalificação Urbana e Ambiental do Ribeirão Arrudas, em execução na região do Jardim Industrial em Contagem, "a premiação serve como um reconhecimento pelo esforço de toda equipe do DEOP e da SETOP, envolvidas na realização de uma obra de desenvolvimento urbano e metropolitano, onde são proporcionados grandes benefícios sociais e viários e das parcerias bem sucedidas com a própria CAIXA, as diversas empresas executoras contratadas", considerou o gestor.

Para o Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, "a obra de Requalificação Ambiental do Ribeirão Arrudas, nos limites de Belo Horizonte e Contagem, pode ser considerada como a mais importante da região metropolitana e tem a proposta  fundamental do Governo de Minas que é de melhorar o índice de desenvolvimento humano (IDH) da população mineira, oferecendo saneamento ambiental, mobilidade urbana e dignidade a quase 1000 famílias, que antes viviam em condições precárias, oferecendo moradia de qualidade, um trabalho que é o resultado de uma parceria bem sucedida entre as prefeituras de Contagem, Belo Horizonte, do Governo Federal e do Governo de Minas" finalizou.

Critérios

A obra de Requalificação do Arrudas foi selecionada entre mais de 200 obras realizadas pelo programa em todo o país. O julgamento, em três etapas, envolveu cerca de 230 avaliadores em nível regional, nacional e um júri final de especialistas. São quatro categorias principais Habitação, Gestão Ambiental e Saneamento, Desenvolvimento Local e Inclusão Social, Gestão Municipal e Trabalho Social no PAC, entre outras, em obras sob a gestão do governo municipal, estadual, setor privado e de instituições da sociedade civil.

Entre os quesitos julgados foram considerados: parceria, impacto, sustentabilidade, inclusão social, inovação no contexto local e fortalecimento das lideranças locais, entre outros. Esses critérios são internacionalmente reconhecidos, pela ONU/Habitat, como fundamentais para o êxito de projetos de desenvolvimento local. Com a premiação, o Trabalho Técnico Social do programa passa a ser uma referência mundial em sua categoria, inclusive para instituições internacionais como a Organização das Nações Unidas - ONU, que avaliza o prêmio da Caixa.

Trabalho Técnico Social e a Gestão Local

Na duas categorias em que a obra de Requalificação foi premiada, no Trabalho Técnico Social o objetivo central é de intermediar as relações entre a população beneficiada e DEOP-MG e empresas contratadas, por meio de atividades de comunicação e mobilização social, educação ambiental e patrimonial, geração de trabalho e renda e avaliação e monitoramento de todas as etapas do empreendimento. Na categoria de Gestão Local, o sistema de georreferenciamento é uma ferramenta disponível por meio da internet, a toda sociedade, como instrumento gestor e para acompanhamento público do desenvolvimento das etapas do programa.

No Trabalho Técnico Social o desafio está no reassentamento de 672 famílias de baixa renda, que moravam em áreas de risco, sujeitos a inundações, para apartamentos de 2 e 3 quartos, em prédios de quatro andares, exigiu a adaptação dos moradores à sistemática no novo modo de vida compartilhada em condomínios verticais.  A partir de reuniões com grupos de 16 e/ou 32 famílias, começa um trabalho de conscientização e socialização, onde são tratados temas diversos, como educação ambiental,  acondicionamento correto do lixo, economia de energia elétrica, questões ecológicas e uso correto da água e do esgoto doméstico.

Tanto o sistema de georreferenciamento e as ações desenvolvidas pelo Trabalho Técnico Social podem ser acessados online pela internet (www.deop.mg.gov.br), gerando a visualização dos vários aspectos do projeto em fotografias e relatórios que permitem inclusive análise cronológica dos dados, com informações essenciais do Programa de Requalificação do Ribeirão Arrudas foram associadas ao mapa geográfico do bairro Jardim Industrial e das vilas Dom Bosco e São Paulo, em Contagem, onde está sendo executado o empreendimento.

Minas Online e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais