No primeiro dia (08/11) da 25ª edição do Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes – ANPET, que está sendo realizado durante esta semana no Centro de Convenções da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais – EEUFMG, o subsecretário de Regulação de Transportes da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Diogo Prosdocimi, coordenou o primeiro encontro de gestores públicos, com o objetivo de debater as boas práticas e os desafios existentes em planejamento e regulação de infraestrutura de transportes.

“A idéia, segundo Prosdocimi, é a de se criar um fórum onde os gestores de todo o país possam trocar informações e experiências relativas ao gerenciamento da rede de transporte disponível. Este intercâmbio poderá estreitar e aproximar órgãos e entidade governamentais tanto da área estadual ou federal”. Ainda na programação de ontem, foram abordados, em mesas redondas, seminário e palestra, temas como presente e futuro do transporte rodoviário, logística humanitária, identificação da estrutura espacial de cidades, mobilidade sustentável e modelos de redes de transporte, entre outros

Na abertura da vigésima quinta edição do Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes – ANPET, o diretor da Escola de Engenharia, professor Benjamin Menezes, destacou que o evento ao longo da sua trajetória vem amadurecendo e adquirindo força, no sentido de oferecer a pesquisa e o trabalho científico como ferramentas ao desenvolvimento da área de transportes e logística. “É um evento nacional, mas pela presença de vários palestrantes de outros países, ganha uma conotação internacional”, concluiu o diretor.

A cada ano a Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG) ganha mais de mil alunos, hoje, a comunidade acadêmica em formação pela escola chega a sete mil alunos, e são mais de 22 mil engenheiros formados, quatro mil mestres doutores e seis mil especialistas.

Desde a criação em 21 de maio de 1911, o Campus da UFMG é o terceiro endereço da escla em Belo Horizonte. Em 2010 mudamos para a nova sede com 60 mil m², onde estão instalados laboratórios de pesquisa com a qualidade dos melhores do mundo, finalizou o diretor Benjamin.

Para a presidente da XXV Congresso da ANPET, professora Heloisa Maria Barbosa, “o congresso, este ano, é marcado por datas emblemáticas”, pois é comemorado o centenário da EEUFMG, a vigésima quinta edição do congresso da ANPET e vinte anos da última edição em Belo Horizonte, em 1991. A parceria da Universidade e a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) representa o resultado de um trabalhado de onze meses, demonstrando a aproximação da área acadêmica e os gestores públicos, promovendo discussão técnica e enriquecedora de questões relacionadas com a gestão do transporte e da logística

O professor Orlando Fontes de Lima Júnior, presidente da ANPET, destacou que “a entidade criou um ambiente propício nestes vinte cinco anos de existência quando se criou uma atitude de pesquisa científica voltada para a área de transportes e logística, em média são produzidos de 300 a 400 trabalhos de pesquisa no país”. Outro ponto importante do trabalho da Associação foi o de criação de uma revista oferecendo a construção de um conhecimento mais consolidado, completou o presidente.

O presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, ex-aluno da Escola de Engenharia da UFMG, representou o prefeito Márcio Lacerda. Ao considerar a importância do evento sob o ponto de vista da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), em ter a cidade como sede deste congresso e pela BHTrans, destacou “a importância de um evento desta natureza, para todos aqueles que trabalham com transporte e atuam no setor, ter a possibilidade de participar de um evento desta magnitude”. Hoje a BHTrans e a  PBH conduzem um programa, dos mais expressivos, em mobilidade urbana, com investimentos de aproximadamente R$ 1,5 bilhão, para adequação e priorização do transporte público.

Ao finalizar a abertura da 25ª edição do Congresso da Anpet, o subsecretário de Regulação em Transportes, Diogo Prosdocimi, representando a Setop, destacou que “desde 2003, a Setop vem buscando implantar um mecanismo de planejamento integrado, com um programa de gestão em transportes. O Plano Estratégico de Logística de Transporte, elaborado em 2006, não tem sido um plano estático, resultou em cinco projetos estruturadores com metas específicas e com monitoramento intensivo, com vários destes programas, como Proacesso, Proseg e o Promg, criou-se, com isto, uma rotina de planejamento, que vem sendo aprimorada com o tempo”, concluiu o subsecretário.

Segundo dia do Congresso da ANPET

No segundo dia do Congresso da ANTP, serão apresentadas em mesa redonda, palestra, mini curso, seminário ou projeto de pesquisa, com temas como: BRT – Bus Rapid Transit, Segurança no Trânsito, Logistica urbana, Planejamento e gestão integrados de redes metropolitanas de transporte, Formação de preços em transporte aéreo, Centro de Logística urbana do Brasil, modelos de previsão de acidentes.

Minas Online Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais