Crédito Bernadete Amado

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG) realizaram, nesta sexta-feira (21), o seminário "Lições Aprendidas com o Programa Proacesso". Voltado para servidores estaduais das entidades envolvidas e representantes das empresas que prestaram trabalhos de construção e consultoria durante as obras de pavimentação, o evento foi um momento de troca de experiências para que projetos futuros ganhem em qualidade, eficiência e dinamismo.

A criação de uma base de informações sobre casos de sucessos na solução de problemas surgidos nas diversas fases que compõem uma obra rodoviária vai permitir que as entidades estaduais possam planejar de modo mais preciso programas governamentais futuros e servir como base de consulta para tomada de decisões ao longo da execução de projetos semelhantes.

Entre as lições aprendidas com o Programa Proacesso está a necessidade de haver um maior envolvimento dos parceiros externos governamentais e privados, além de maior detalhamento dos projetos de obras. Outra questão considerada relevante foi o estreitamento colaborativo entre o DER/MG e os órgãos ligados ao meio ambiente para que as condicionantes e licenças ambientais sejam observadas dentro de padrões estabelecidos, sem que isso prejudique a celeridade das obras.

"O seminário sobre as lições aprendidas é fundamental para fazermos um balanço das ações que desenvolvemos. Isto ocorre num momento em que as obras do Proacesso estão chegando ao fim. Trabalhos de outros programas análogos estão em sua fase embrionária e esperamos obter ainda mais sucesso", avaliou o diretor-geral do DER/MG, José Elcio Santos Monteze.

O gerente da Assessoria de Gestão Estratégica e Inovação da Setop, Gustavo Palhares, acredita que "o controle e a mensuração do resultado de cada uma das ações nas diversas etapas das obras do Proacesso permitirão que o gerenciamento de projetos futuros semelhantes implantem aprimoramentos que trarão realizações com melhor qualidade, maior rapidez e com prazo de execução e investimento menor".

Proacesso

O programa Proacesso já pavimentou 4.875 km de rodovias (89%), desde 2004, com a conclusão de 190 trechos (84%). No total,  o Proacesso, já atendeu diretamente cerca de 1.200.000 pessoas com um investimento R$ 3,35 bilhões. Prevendo a pavimentação e a ligação dos acessos rodoviários aos municípios, o programa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e precária conexão com a rede viária principal, por meio da melhoria e pavimentação da infraestrutura rodoviária de acesso.

Na avaliação de José Élcio Santos Monteze, o Proacesso vem atingindo seu objetivo de oferecer mobilidade e acessibilidade aos moradores dos municípios beneficiados pelo programa, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento econômico e social dessas cidades.

Outros benefícios que podem ser observados pelas populações das cidades contempladas com a pavimentação das rodovias estão a melhoria das condições de escoamento dos produtos locais e impactos positivos no incremento e competitividade da economia regional;  a redução dos custos operacionais dos veículos, com impactos positivos no preço dos fretes e das tarifas pagas pelos usuários; a diminuição do tempo das viagens e aumento das condições de conforto e segurança de operadores e usuários; a facilitação do acesso das populações locais aos serviços sociais instalados em pólos microrregionais de maior porte; o incremento das atividades econômicas e consequentemente, aumento dos recursos tributários arrecadados e a criação de oportunidades de emprego e geração e renda.

Minas Online Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais