O Aeroporto Regional da Zona da Mata (ARZM), localizado entre os municípios de Goianá e Rio Novo, amplia a operação de voos comerciais de passageiros a partir deste sábado (1º), quando a população passará a contar com novos horários ligando Campinas à Zona da Mata mineira. A Azul, companhia que opera a linha, disponibilizará os voos as 9h19 e 16h52, com saída de Viracopos, e as 11h15 e 18h40, com saída do ARZM.

O Aeroporto Regional da Zona da Mata realizou seu primeiro voo comercial no dia 22 de agosto deste ano, com voos regulares da empresa. O voo aconteceu após a mudança na administração do ARZM, da Infraero para o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop).

A criação da segunda frequência no ARZM foi possível após a homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no último dia 21 de setembro, para voos por instrumento noturno.

O ARZM foi construído com o objetivo de atender à demanda de transporte aéreo de toda a região da Zona da Mata, como consequência de sua vocação logística, pois possibilita integração com os principais eixos econômicos do país: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Desde o início das atividades da Azul Linhas Aéreas, a taxa média de ocupação das aeronaves, que têm capacidade de 68 passageiros, é de 89%.

Atualmente, estão instalados no aeroporto equipamentos modernos para navegação e segurança de tráfego aéreo, para inspeção de pessoas e bagagens, além de câmeras de segurança. Desde julho de 2010, a administração do aeroporto é feita por meio da empresa terceirizada Multiterminais Alfandegados do Brasil, contratada por concorrência pública.

Cargas

O terminal também foi adaptado para receber cargas e ganhou sistemas de combate a incêndio e novos veículos. "O aeroporto é um importante hub logístico, se apresentando como um canal de importações e exportações capaz de atrair e canalizar inúmeros investimentos para a região", comenta o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles.

Segundo o subsecretário de Regulação de Transportes, Diogo Prosdocimi, "atualmente, a maioria das empresas de carga opera com aeronaves de porte médio no transporte em período noturno. Uma aeronave de carga desse porte utiliza pista de 1.800 metros, e isso o ARZM tem para oferecer".

Minas Online Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais