Na avaliação da Coordenadora da Gerência de Educação para o Trânsito do DER/MG, Rosely Fantoni, "embora abrangente, o tema da Semana Nacional do Trânsito busca oferecer à sociedade civil organizada e órgãos e entidades governamentais uma forma objetiva e eficaz de promover a redução de acidentes".

Pela manhã está prevista blitz educativa na BR-356, quilômetro sete, próximo ao BH Shopping, de 9 às 11 horas; na Cidade Administrativa haverá uma simulação de resgate do Corpo de Bombeiros de 11:30 às 12:30 e à noite estão programadas ações educativas nos bares de Belo Horizonte das 20 às 23 horas. Comandos Educativos vão divulgar a importancia do uso do cinto de segurança, o respeito à sinalização e de não misturar bebida alcóolica com direção.

Ainda na avaliação da gerente Rosely, "a Semana Nacional de Trânsito representa o somatório dos esforços de todos os parceiros reunidos nesta empreitada, e que as idéias e propostas discutidas sejam permanentes na conduta de pedestres e motoristas, seguindo além do período desta semana", concluiu.

Década pela segurança no trânsito

A necessidade de estimular esforços no sentido de conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves provocados em acidentes no trânsito, é uma grande preocupação em todo planeta. Assim, a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, em março de 2010, instituiu a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, no período de 2011 a 2020.

Atualmente, registram-se mais de 1,3 milhão de mortes por ano e milhões de pessoas feridas, algumas incapacitadas permanentemente, atingindo de forma majoritária aquelas na faixa etária de 15 a 44 anos de idade, afetando diretamente uma significativa parcela produtiva da sociedade.

Em resolução editada pela ONU, decidiu-se que a Organização Mundial de Saúde (OMS) juntamente com outros organismos internacionais, terão a missão de envidar esforços com o audacioso objetivo de reduzir pela metade o número de fatalidades no trânsito mundial.

No Brasil, o Ministério da Saúde registra um índice de 18.9 fatalidades por grupo de 100 mil habitantes. Em países desenvolvidos, entre europeus e asiáticos, a taxa de mortes no trânsito é de 5 por 100 mil habitantes.

As ações da Semana Nacional do Trânsito reúne as seguintes entidades além do DER/MG: PMMG, PMRv, PRF, SEST/SENAT-FETRAM, BHTRANS, Corpo de Bombeiros, Rádio 98 Fm, Intendência da Cidade Administrativa, Secretarias Estaduais de Defesa Social, Transporte e Obras Públicas, Saúde, Planejamento e Educação; Instituto Bioterra, DNIT, Rede Minas, DETRAN/MG, Transcon, Transbetim, Prefeituras Municipais: Santa Luzia, Brumadinho, Mariana e Sabará, e Agência RMBH.

Minas Online Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais

Nesta sexta-feira (23) o destaque entre as ações da Semana de Trânsito "Década de Ação para Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas" é a edição do I Seminário Mineiro de Segurança no Trânsito, no auditório JK, na Cidade Administrativa, à partir das 13 horas, com a realização das palestras: "Grandes Desafios da Década Mundial para o Brasil e Minas Gerais", palestrante J. Pedro Correa e "Projeto de Vida no Trânsito", palestrante Fabiano Pimenta.