Foto Bernadete Amado

A Semana Nacional do Trânsito começou neste domingo (18) e vai até o dia 25, com diversas ações de conscientização de pedestres e motoristas em todo o Estado. Todas as 40 regionais do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER) estão envolvidas na campanha.

Para esta terça-feira (20) em Belo Horizonte, estão programadas palestras educativas para crianças no SEST/SENAT; ação educativa popular na Praça Sete, no quarteirão fechado ao lado do Posto Uai, no horário de 9h às 12h. O local terá montagem de stands, apresentação de teatro, distribuição de folders, cinema da PRF e realização de simulado do resgate do Corpo de Bombeiros de 10h às 11h.

Durante toda a semana estão programadas atividades lúdicas e educativas ligadas ao trânsito para jovens, crianças e adultos, como teatro, transitolândia, palestras, blitze rotineiras, simulados., distribuição de panfletos, apresentação de teatros entre outras atividades. No dia 23 acontece o I Seminário Mineiro de Segurança no Trânsito "Década de Ação para Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas", no auditõrio JK, na Cidade Administrativa, à partir das 13h. Os temas das palestras são "Grandes Desafios da Década Mundial para o Brasil e Minas Gerais", palestrante J. Pedro Correa e "Projeto de Vida no Trânsito", palestrante Fabiano Pimenta.

Pelo interior

Em Coronel Fabriciano, no Leste, as ações começaram com panfletagem na portaria do Shopping do Vale, blitz educativa com adesivagem nas avenidas Selim José de Sales - próximo à Escola Arthur Bernardes; Roberto Burle Marx - Parque Ipanema; BR 381, Km 238 - Saída para GV BR 381, Km 246 - Saída para BH (Brasauto);BR 458, Km 143 - Próximo a ETE avenida Simon Bolivar (Faixa Elevada) - Cidade Nobre e avenida Crisântemo - Esperança.

Em Formiga, no Centro-Oeste, as ações começaram com passeio ciclísticos e apresentação de banda de música da PMMG e blitze educatvas na MG-050. Estima-se que em cada blitz sejam abordados cerca de 450 veículos.

Já em Montes Claros, haverá trabalho de conscientização de motoristas e pedestres nesta terça-feira (20) na Ferrovia Centro Atlântica, no Alto São João, co, entrega de panfletos e materiais diversos, a partir das 16h. Na quarta-feira (21), as atividades serão na avenida Ouvídio Abreu, entre 7h30 e 10h.

Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito

A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, em março de 2010, proclamou oficialmente o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito a fim de estimular esforços em todo o mundo para conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes no trânsito no planeta.

Em resolução editada pela ONU, decidiu-se que a Organização Mundial de Saúde (OMS) juntamente com outros organismos internacionais, terão a missão de juntar esforços com o desafio de reduzir pela metade o número de fatalidades no trânsito mundial. Atualmente, são mais de 1 milhão e 300 mil mortes por ano e milhões de pessoas feridas, algumas incapacitadas permanentemente, a maioria  na faixa etária de 15 a 44 anos de idade, significativa parcela produtiva da sociedade.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registra um índice de 18.9 fatalidades por grupo de 100 mil habitantes. Países líderes, alguns europeus e outros asiáticos, registram uma taxa de cinco mortes por 100 mil habitantes.

Na avaliação da Coordenadora da Gerência de Educação para o Trânsito do DER, Rosely Fantoni, embora abrangente, o tema da Semana Nacional do Trânsito possibilitará que a sociedade civil organizada e órgãos e entidades governamentais trabalhem de forma objetiva e eficaz atendendo às diversas demandas no sentido de promover a redução de acidentes.

As ações da Semana Nacional do Trânsito reúne as seguintes entidades: PMMG, PMRv, PRF, SEST/SENAT-FETRAM, BHTRANS, Corpo de Bombeiros, Rádio 98 Fm, Intendência da Cidade Administrativa, Secretarias Estaduais de Defesa Social, Transporte e Obras Públicas, Saúde, Planejamento e Educação; Instituto Bioterra, DNIT, Rede Minas, DETRAN/MG, Transcon, Transbetim, Prefeituras Municipais: Santa Luzia, Brumadinho, Mariana e Sabará, e Agência RMBH.

Minas Online Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais