Divulgação SETOP

O Aeroporto Regional da Zona da Mata, localizado entre Goianá e Rio Novo, operou com os serviços normais nesta terça-feira (23), quando ocorreu o primeiro voo da linha comercial de passageiros ligando as cidades de Campinas e Goianá. Às 14h40 pousaram no aeroporto 54 passageiros e todos foram transportados gratuitamente até o centro de Juiz de Fora. Às 15h10 horas decolaram 56 passageiros.

O voo inaugural estava marcado para esta segunda feira, mas foi impedido de acontecer devido às condições meteorológicas desfavoráveis no momento da aproximação da aeronave ao local. O voo comemorativo que seria realizado na quarta-feira (24) foi cancelado por decisão da companhia aérea, e nova data será confirmada.

O início das operações nesta terça-feira acontece após a mudança na administração do Aeroporto Regional da Zona da Mata (ARZM), da Infraero para o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). O próximo passo, previsto para este ano, será a implantação de voos de carga, a partir da homologação a ser dada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para voos noturnos.

A previsão é de que a Empresa Azul Linhas Aéreas opere com quatro voos diários (ida e volta), em aeronave com capacidade para 70 passageiros, ligando a cidade de Campinas à região da Zona da Mata, possibilitando aos passageiros que embarcam no ARZM usufruir de todas as conexões em operação no Aeroporto Internacional de Viracopos.

Investimentos

O último investimento feito pelo Governo de Minas, cerca de R$ 12 milhões, ampliou a capacidade de uso da pista de pouso e decolagem para 1.800 metros, em um total de 2.500 metros. Com essa extensão, é permitida a manobra de aeronaves de grande porte com o objetivo de transportar passageiros e cargas. "Com a estrutura concluída para atuar no transporte aéreo de passageiros e cargas, o aeroporto se torna um importante hub logístico, se apresentando como um canal de importações e exportações, capaz de atrair e canalizar inúmeros investimentos para a região" afirmou o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas Carlos Melles.

Para atender ao processo de internacionalização do aeroporto, o terminal de passageiros foi melhorado com a instalação de sistemas de segurança, de combate a incêndio e de inspeção de pessoas e bagagens. O aeroporto conta, ainda, com pessoal especialmente treinado para as funções e serviços operacionais a serem executados, com manuais e planos de funcionamento exigidos pela ANAC. O aeroporto conta, também, com modernos equipamentos para navegação e segurança de tráfego aéreo, além de caminhões especiais de combate a incêndio.

Transporte para o aeroporto

Exclusivamente para atender aos passageiros que embarcam e desembarcam no Aeroporto Regional da Zona da Mata, a Empresa Multiterminas Alfandegados do Brasil Ltda., responsável por sua administração, conservação e operação, criou a linha Conexão Aeroporto, que vai oferecer aos passageiros um transporte gratuito no trajeto Rodoviária de Juiz de Fora - ARZM, por um período de seis meses. O ônibus sai da rodoviária às 12 horas e o seu retorno do aeroporto para a rodoviária é condicionado pelo horário de chegada do vôo.

Além desse serviço gratuito, existem também as linhas regulares que fazem o mesmo trajeto, uma empresa de locação de automóveis e táxis.

Números do Aeroporto

Investimentos total: R$ 143,3 milhões (sendo R$ 74 milhões -1a etapa; R$ 12,4 milhões - retirada do morro; R$ 51 milhões - melhoria de  acesso a ser contratado; R$ 6,3 milhões – 1o ano contrato Multiterminais).

Serviços: Apoio logístico de atração e distribuição de cargas (hub logístico) e de passageiros, administração, conservação e operação.

Transferência da Infraero: abril de 2011.

Melhoria das condições de acesso: 1º trecho: MG 353, que liga o Aeroporto a JF / BR 040 está no programa Caminhos de Minas, trecho tem 25,2 km, projeto em andamento. 2º trecho: Implantação e pavimentação de 13,8 quilômetros, ligando a BR-040 a MG-353. O DER/MG já licitou a obra (R$ 51 milhões), aguarda-se previsão orçamentária.

Situação atual: pronto para transportar cargas e passageiros em vôos diurnos.

Minas Online Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais