O diretor geral do Departamento de Obras e Serviços Públicos do Estado de Rondônia (Deosp/RO), Abelardi Townes de Castro Neto, juntamente com técnicos do Deosp/RO e da Secretaria de Planejamento do Estado de Rondônia (Seplan/RO), realizaram nesta quarta-feira, 03/08, uma visita à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) com o objetivo de conhecer o modelo de gestão de obras públicas adotado no Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop/MG). "Nas pesquisas que realizei, verifiquei que o Deop de Minas é o mais avançado no que se refere à gestão pública. Por isso viemos aprender o modelo empregado aqui na tentativa de melhorar os trabalhos realizados em Rondônia, diminuir a burocracia e fazer o estado avançar", disse Abelardi.

Durante a visita, foi realizada uma apresentação geral sobre a Setop e sua inserção no contexto estratégico do Governo.  Em seguida, o Subsecretário de Infraestrutura, Bruno Alencar e o técnico Francisco Caetano, exibiram o sistema de acompanhamento de obras do Deop/MG e explicaram o funcionamento dos processos de contratação e pagamento das obras, ressaltando o monitoramento sistemático das ações, tanto por parte do Sistema de Transportes e Obras quanto pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Vinculado à Setop, o Deop/MG tem por finalidade planejar, projetar, coordenar e executar as obras de engenharia, atendendo à implementação de políticas públicas das demais secretarias do Estado. Atualmente, 88 obras estão em andamento, com investimentos de R$ 675,2 milhões. Somente este ano 51 obras foram concluídas, com investimentos da ordem dos R$ 63 milhões e outras 45 obras estão em fase de licitação ou já foram contratadas e aguardam ordem de início.

O Deop atua nas áreas de infraestrutura, prédios públicos, defesa social, esportes, educação, saúde, meio ambiente e fazenda agindo como um prestador de serviços de engenharia às Secretarias e demais órgãos do Estado, com uma estrutura de gerentes focados nestas áreas. Um ponto ressaltado durante a reunião foi a existência de uma interação entre o Deop e seus clientes por meio de um planejamento anual de obras denominado Plano Geral de Obras (PGO), no qual sua execução é acompanhada por um indicador no Acordo de Resultados.

Os principais contrastes entre o Deosp/RO e o Deop/MG estão na sua dimensão quanto ao número de municípios que pode atuar (enquanto o primeiro trabalha com um universo de 52 municípios, o segundo atua em 850 municípios) e na forma de execução dos projetos de engenharia. O Deosp possui uma equipe que elabora os projetos internamente e o Deop/MG supervisiona e fiscaliza os projetos que são contratados. A partir destas diferenças, os técnicos trocaram idéias no sentido de melhorar a gestão de ambos os órgãos, numa troca de experiências.

O diretor geral do Deosp e os técnicos do Deosp/RO e da Secretaria de Planejamento do Estado de Rondônia (Seplan/RO) também realizaram uma visita na Secretaria de Estado de Fazenda.

Minas Online Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais