Divulgação Setop

O Governo de Minas entrega à população de Belo Horizonte, na próxima segunda-feira, 04, mais um viaduto concluído nas obras da segunda etapa da duplicação da Avenida Antônio Carlos.  A nova alça permitirá a conexão direta ao hipercentro da Capital, a partir da rua dos Guaicurus, ao corredor viário da Antônio Carlos, no complexo da Lagoinha. A obra foi projetada lateralmente ao viaduto Nansen Araújo (A), de forma a aumentar sua capacidade com reflexo no volume de tráfego no viaduto (B), e o investimento totalizou R$23,5 milhões.

Com 352,69 metros de extensão por 9 metros de largura, o viaduto é parte do conjunto de obras da duplicação da Avenida Antônio Carlos executadas pelo Governo de Minas em parceria com o município de Belo Horizonte. A segunda fase de melhorias na avenida no trecho de 2,2 quilômetros, entre a rua Operários e o Complexo da Lagoinha, recebeu recursos da ordem de R$ 250 milhões, sendo R$ 190 milhões do Governo do Estado e R$ 60 milhões da Prefeitura. Os recursos foram aplicados na construção de oito viadutos, com passarelas acopladas, alargamento e pavimentação de pistas, desapropriações e outras obras.

Na avaliação do secretário de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, a conclusão de mais um viaduto na Antônio Carlos vai facilitar o fluxo de veículos no entorno da via. “É uma obra muito importante para a melhoria do trânsito de Belo Horizonte, sobretudo para quem busca acesso ao vetor norte da Capital. Estamos entregando agora esse viaduto complementar, que vai facilitar o acesso de diversos bairros ao hipercentro de Belo Horizonte”, destaca.

De acordo com Melles, nos últimos anos, o Governo de Minas tem desenvolvido diversas ações para revitalizar e impulsionar o desenvolvimento da área Norte da Região Metropolitana, “estimulando o crescimento da capital para onde ela tem que crescer. Uma das principais iniciativas foi a construção da Linha Verde”, relata.

Segundo o diretor- geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG), José Elcio Santos Monteze, “quem trafega pela nova Antônio Carlos, hoje, com destino às regiões Norte e Nordeste e ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, percebe claramente as mudanças proporcionadas pelas pistas mais largas e a maior fluidez no tráfego”, afirma.

A nova Antônio Carlos beneficia diretamente as pessoas que moram ou trafegam nas suas imediações, facilita o acesso do trabalhador ao centro e contribui para o desenvolvimento do vetor norte da capital mineira, com repercussão direta na vida dos belorizontinos e moradores da região metropolitana da capital. A nova via contribui, ainda, para desenvolver a economia de Belo Horizonte e Região Metropolitana, melhorar as condições sociais e a qualidade de vida da população e estimular o potencial da capital mineira para o turismo de negócios, com a atração de feiras e eventos nacionais e internacionais.

O que já foi entregue

Antes das obras, a Antônio Carlos possuía no trecho de 2,2 quilômetros duplicados apenas uma pista por sentido com três faixas de rolamento cada uma. Com a ampliação, passou a ter quatro faixas por pista, além de uma terceira pista, com duas faixas exclusivas para o fluxo de ônibus. Também foram construídos oito novos viadutos para facilitar especialmente o acesso aos bairros adjacentes.
Na altura da rua Rio Novo, o viaduto complementou o Complexo da Lagoinha, atendendo às interligações do Viaduto Leste e da rua Célio de Castro com a avenida Pedro II, além das ruas Bonfim, Itapecerica e Além Paraíba. Estas ligações ficam disponíveis também para o viaduto Oeste e para a Avenida Cristiano Machado.

Na rua Formiga, próximo ao conjunto IAPI, os viadutos e soluções viárias em desnível  promoveram a interligação da região do bairro São Cristóvão com a dos bairros Lagoinha e Bom Jesus.

A interseção da rua Araribá, com o viaduto em mão dupla, substituiu a transposição da avenida Antônio Carlos, que antes era feita pela rua Jequitaí, por meio da ligação da rua Serra Negra e imediações, e possibilitou o reposicionamento dos veículos dos bairros Bom Jesus e São Cristóvão, com forte impacto na região do Hospital Belo Horizonte.

O viaduto, em mão dupla direcional, interligando a rua dos Operários com a avenida Paranaíba, promoveu a ligação da região dos bairros Cachoeirinha e Bom Jesus com São Cristóvão e Renascença.

Mudança na circulação de veículos

Com a liberação do viaduto, o acesso dos ônibus ao Viaduto A, em direção a pista exclusiva (busway), será todo realizado pela Avenida Oipoque. Os veículos leves e caminhões deverão utilizar o outro acesso, pela rua 21 de Abril.

Com o retorno do transporte coletivo à pista exclusiva de ônibus, três pontos de embarque e desembarque que funcionam provisoriamente na pista mista da Avenida Antônio Carlos, sentido Bairro / Centro, retornarão à busway. Monitores e agentes da BHTrans irão orientar a população no local, além de monitorar o tráfego de veículos e pedestres.

Itinerários para acesso à Av. Antônio Carlos

Acesso do Transporte Coletivo à pista exclusiva (busway) - ...Rua Curitiba, Rua 21 de Abril, Viaduto A, Busway da Av. Antônio Carlos...

Veículos leves, caminhões e transporte coletivo em direção a Pedro II, Nossa Sra. de Fátima e Rua Itapecerica - ...Rua Curitiba, Avenida Oiapoque, Viaduto A, e opções para  Av. Antônio Carlos... (ver Mapa fornecido pela BHTrans)

Mapa fornecido pela BHTrans

Mapa BHtrans

Agência MinasBlog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais