Foto Mércia Lemos

Após ser empossado pelo Governador de Minas Gerais Antônio Anastasia, o deputado federal Carlos Melles assumiu, nesta quarta-feira, 05, o cargo de Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, em substituição a João Fleury. O novo Secretário enfatizou que dará continuidade a todos os programas e projetos em execução na sua pasta, cumprindo determinação do Governador. A solenidade foi prestigiada por deputados, lideranças e pelo Secretário de Estado da Agricultura, Elmiro Alves do Nascimento, além de servidores públicos.

Carlos Melles destacou a importância do Sistema Transportes e Obras para a melhoria da qualidade de vida dos mineiros.  “Sua importância pode ser medida por programas como ProAcesso que nos permite hoje ter uma Minas mais igualitária. Agora temos outros desafios como o programa Caminhos de Minas que vai pavimentar mais de 7,6 mil quilômetros de rodovias estaduais”, comentou.

Melles ressaltou, ainda, a evolução de qualidade na gestão pela qual passou a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e seus órgãos vinculados, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG) e o Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop/MG).

A solenidade de transmissão de cargo aconteceu na sede da Secretaria. O ex-secretário João Fleury destacou a capacidade técnica, o profissionalismo e o conhecimento dos servidores da Setop, do DER/MG e do Deop/MG. “Estou feliz e realizado com o trabalho que conseguimos desenvolver na Secretaria de Transportes e Obras Públicas. Isso só foi possível porque temos uma equipe que reúne qualidade técnica, preparo e conhecimento”, elogiou, enfatizando, ainda, a capacidade de gestão de Carlos Melles.

Perspectivas para 2011

Para 2011, o Sistema de Transportes e Obras Públicas do Estado de Minas Gerais prevê o investimento de R$ 1,2 bilhões em obras de infraestrutura rodoviária e públicas. Os recursos devem se concentrar na continuidade de programas como o ProMG e ProAcesso, bem como para o andamento do programa “Caminhos de Minas”.

No ProAcesso, criado para ligar por asfalto os 225 municípios que não possuíam esse tipo de benefício, planeja-se investir R$ 500 milhões para concluir a pavimentação dos 41 acessos restantes, totalizando os 219 trechos sob responsabilidade direta do Governo Estadual. Estima-se a construção de mais 958,4 km de novos pavimentos, que totalizarão 5.457,7 km pavimentados.

Já o ProMG, que busca a recuperação e manutenção continuada das rodovias mineiras, deverá recuperar mais 800 km de rodovias e construir mais 9 novos postos de pesagem, totalizando 39 desde o início do programa, em 2006.
Para o programa Caminhos de Minas, que visa à pavimentação e aumento da capacidade de tráfego das rodovias, a expectativa é de investimento anual superior a R$ 100 milhões.

Balanço da Setop

Fleury fez um balanço das realizações da Setop nos últimos anos. Segundo ele, através do ProAcesso atingiu-se a marca de 94,6% dos municípios mineiros interligados à rede rodoviária principal por meio da conclusão de mais 1.019,3 km, levando a um acumulado de 4.499 km de novos pavimentos. Isto significa que 82,4% da quilometragem prevista para o programa já foi executada.

No tocante à recuperação e manutenção das rodovias, o DER/MG, através do ProMG, acumulou a recuperação de 4,8 mil km. Merece destaque também a celebração em 2010 de 1.624 convênios com 804 municípios mineiros, transferindo aproximadamente R$ 678 milhões para obras de infraestrutura municipal, atendendo diretamente 94% dos municípios mineiros.

Outras obras importantes também foram concluídas, como os 47,69 km de trechos pavimentados e a instalação de 56 radares pelo Programa de Aumento da Capacidade e Segurança da Rede Rodoviária (Proseg); a obra de duplicação da Avenida Antônio Carlos em parceria com a Prefeitura Municipal; e os aeroportos de Cláudio, Viçosa, Ubá e Lavras.

“De 2003 a 2010, o Governo de Minas investiu mais de R$ 12 bilhões em obras de infraestrutura, o que evidencia a relevância do Sistema de Transportes e Obras Públicas para o desenvolvimento sócio-econômico do Estado”, concluiu Fleury.

Currículo

Carlos Melles é deputado federal, engenheiro agrônomo e pesquisador, com atuação na Epamig e na Embrapa. Há 23 anos preside a Cooparaíso, onde implantou modelo de gestão referência no setor cooperativista e de café. Em 2010 foi reeleito para o seu quinto mandato consecutivo. Melles preside o Partido Democratas (DEM). No Congresso Nacional foi presidente, titular e suplente da Comissão Permanente de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Integrou, também como titular, a Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul e a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, entre outras. Foi relator do orçamento geral da União para 2000 e presidente da Comissão Especial da Micro Empresa. Exerceu, ainda, os cargos de Diretor Executivo do Conselho Nacional do Café (1993-1995) e de Ministro de Estado do Esporte e Turismo (2000-2002).

Agência MinasBlog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais