Até o final do ano a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) terá a disposição da sua equipe técnica um novo sistema para o gerenciamento de informações da área de transportes e obras públicas. Trata-se do Sistema Integrado de Obras Públicas (Siop), que irá aglutinar de forma automatizada as informações sobre as ações desenvolvidas pela Setop e seus órgãos vinculados - Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) e Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop/MG).

O secretário de Transportes e Obras Públicas, João Antônio Fleury Teixeira, explica que o Siop é  um sistema aplicativo, baseado na automatização dos processos de cadastro do planejamento de obras, de ordem de início e do acompanhamento de pós-entrega da obra. “Todos esses itens do processo de execução de obras estaduais não eram contemplados por nenhum outro sistema de informação do Sistema Setop e passarão a contribuir para o alcance de resultados cada vez mais desafiadores”, esclarece.

A nova ferramenta foi planejada e desenvolvida em consonância com a política de Governança Social e de transparência do Governo de Minas. Na avaliação do secretário João Fleury, o Siop, em termos de funcionalidade e recursos tecnológicos é o que há de melhor, com destaque para a metodologia de gerenciamento de processos de negócios e os recursos gráficos. “Permite uma visão global, um acompanhamento de todo o ciclo, atendendo desde o cliente que faz a solicitação, aos níveis de decisão de governo”, destaca.

Banco de dados

A principal funcionalidade do Siop é a formação de um grande banco de dados, capaz de fornecer, utilizando-se de metodologias e ferramentas de tecnologia da informação (TI) de última geração, informações gerenciais em tempo hábil para a tomada de decisão. O sistema foi constituído de forma a contemplar todo o processo de gestão de obras públicas, desde a sua proposição, aprovação no orçamento do Estado, avaliação de exequibilidade da demanda, autorização de execução de obras, acompanhamento e controle da execução, pesquisa de satisfação de entrega da obra, até a consolidação de informações de nível estratégico.

Portal de Informações

Quando implementado, o Siop se relacionará com os outros sistemas já existentes no Estado, tais como o Sistema de Administração Financeira (Siafi) da Secretaria da Fazenda, Sistema Administrativo (Siad) e o Sistema de Orçamento (Sisor), ambos da Secretaria de Planejamento, Sistema de Informações do Deop/MG (Infodeop) do Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais, Sistema de Gestão de Infraestrutura Viária (SGIV) do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG) e Sistema de Gestão de Convênios (Sigcon) da Secretaria de Governo. Todos os sistemas  de informação  integrados possibilitarão aos gestores uma visão imediata e realista do desenvolvimento dos programas destinados à ampliação, e modernização da infraestrutura de transportes e obras no Estado.

Os gestores da área de transportes e obras públicas do Estado, com o uso do Siop, vão contar com rapidez na manutenção das funcionalidades existentes e no desenvolvimento de novas demandas; uma maior autonomia técnica dos gestores dos processos, reduzindo a necessidade de intervenção de profissionais especializados em tecnologia da informação; a completude, ao atender tanto aos níveis operacional e tático, quanto ao nível estratégico; e a garantia, através de maior previsibilidade dos processos, de maior controle das ações e maior assertividade nos resultados.

“O Siop tem a vantagem de reunir num mesmo portal todas as informações, e com recursos gráficos que facilitam a consulta. Através dele resolvemos um grande problema com a qual convivíamos: não havia informações disponíveis. Se precisávamos, tínhamos que sair perguntando”, conta o Secretário.

Ainda de acordo com João Fleury, a formalização do uso do Siop será feito por resolução. “A idéia é que todas as solicitações sejam feitas exclusivamente pelo sistema.  A partir daí, o cliente entra com as demandas no sistema e pode acompanhar o andamento da sua solicitação”, comenta.

Agência MinasBlog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais