Divulgação SEST SENAT

Nesta terça-feira (9), o Núcleo de Educação para o Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG), realizou mais um seminário“Minas educando para um trânsito mais seguro”. Desta vez a cidade contemplada foi Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e cerca de 160 pessoas, entre professores, policiais militares e agentes de trânsito do município e do DER/MG, participaram do evento.

O objetivo dos encontros, já realizados em diferentes regiões do Estado, é promover um debate sobre os problemas de trânsito em Minas Gerais, discutir o papel dos educadores, da sociedade, do poder público e da iniciativa privada e levantar os desafios na busca de soluções. A educadora de trânsito do DER/MG, Márcia de Souza Barreto, em sua palestra mencionou as várias instituições internacionais, como a Organização Mundial de Saúde e Organização das Nações Unidas, que estão preocupadas com o aumento do número de mortos no trânsito. Para ela a solução passa pela introdução do conteúdo trânsito no ensino formal das escolas brasileiras. “Isto porque a educação não se resume na transmissão de informações, mas é um processo permanente de aquisição e construção de conhecimentos”, destacou.

Em sua apresentação, o secretário municipal de Trânsito e Transportes de Uberlândia, Paulo Sérgio Ferreira, fez um panorama do trânsito na cidade. “Aqui em Uberlândia temos a segunda maior frota de veículos do Estado e através da nossa Secretaria estamos buscando realizar ações de educação e obras viárias com o objetivo de melhorar o trânsito e, consequentemente, reduzir o numero de acidentes.

Por exemplo, criamos, em 2006, a Transitolândia que atende anuamente 25 mil crianças da rede pública municipal e estadual e também de escolas privadas. Ensinamos regras de circulação e trânsito de uma forma prática e objetiva”, concluiu.

Com o tema “Como alcançar a paz no trânsito – compromisso de todos”, o consultor em Educação no Trânsito, Eduardo Biavati, lembrou as melhores e diferentes formas de se abordar o tema dentro de sala de aula, sem monotonia e de forma atraente. “A sensibilização dos educadores é um fator importantíssimo para se chegar à redução dos casos de violência no trânsito”, frisou.

Após as palestras, houve apresentação de experiências das escolas que já praticam a Educação para o Trânsito.

Curso de Educação à Distância

Durante os seminários realizados pela equipe do DER, também é divulgado o curso de Educação à Distância, pioneiro na capacitação de professores, lançado em 2009. Os interessados em participar devem enviar email para doseu@der.mg.gov.br ou entrar em contato com o Núcleo de Educação para o Trânsito, por meio dos telefones: (31)3235-1325 ou 3235-1347.

As orientações específicas repassadas para os professores durante o curso são de acordo com a Portaria do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), nº 147, de 03 de junho de 2009, que aprova as diretrizes nacionais da educação para o trânsito na pré-escola e no ensino fundamental.

Agência Minas e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais