ProMG

Somente por meio do ProMG, projeto estruturador do Governo de Minas, foram recuperados 347,1 quilômetros de rodovias na RMBH, área sob a responsabilidade da 1ª Coordenadoria Regional do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG).  Desde a sua implantação, em 2006, mais de R$ 50 milhões foram investidos nesta área, sendo as principais rodovias beneficiadas as MG’s 010, 020, 030, 040, 060, 323 e 432.

O objetivo do ProMG é, através de seu sistema de gerenciamento de rodovias estaduais, assegurar condições satisfatórias de segurança e trafegabilidade e permitir melhor gasto do recurso público. Nesse sistema, a empresa vencedora da licitação executa os serviços iniciais e fica responsável pela manutenção durante quatro anos. Atualmente, está em fase de contratação a ampliação dos trechos da RMBH contemplados pelo ProMG de 347,1 quilômetros para 524,0 quilômetros, com investimentos previstos na ordem de R$ 120 milhões para os próximos quatro anos.

Linha Verde

Já a Linha Verde, constitui o maior conjunto de obras viárias em Belo Horizonte e Região Metropolitana das últimas décadas. Trata-se da construção de uma via de trânsito rápido, com 35,4 quilômetros de extensão, que liga o centro de Belo Horizonte ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, abrangendo as avenidas dos Andradas, Cristiano Machado e a rodovia MG-010. Somente neste empreendimento foram investidos R$ 445,8 milhões do Tesouro do Estado. Hoje, a Linha Verde beneficia cerca de 3,5 milhões de pessoas que moram ou trafegam nas imediações.

Antônio Carlos

Outro investimento importante em Belo Horizonte, a duplicação da Antônio Carlos, com 2,2 quilômetros de extensão, fez com que a avenida passasse a contar com quatro faixas de trânsito em cada sentido, além de uma faixa exclusiva para ônibus, entre a rua Operários e o Complexo da Lagoinha. As obras contaram com recursos da ordem dos R$ 250 milhões, sendo R$ 190 milhões do Tesouro do Estado e R$ 60 milhões da Prefeitura e incluíram 08 novos viadutos e 04 passarelas acopladas aos novos viadutos. 

Requalificação do Arrudas

Ainda em andamento, a Requalificação Urbana e Ambiental do Ribeirão Arrudas, nos municípios de Belo Horizonte e Contagem, constitui a canalização de parte do ribeirão e tratamento do fundo de vale do Arrudas, com saneamento, recuperação ambiental e melhoria na articulação do sistema viário, desafogando a avenida Tito Fulgêncio e melhorando o acesso ao vetor oeste. Também a construção de 672 apartamentos para reassentamento de famílias que ocupam área de risco; Remoção de outras 900 famílias para habitações já existentes e a extensão da avenida Tereza Cristina em 2,7 quilômetros.

Neste empreendimento, executado pelo Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (DEOP/MG), estão sendo investidos R$252 milhões com recursos do Governo Federal, do Governo do Estado de Minas Gerais e das prefeituras de Belo Horizonte e Contagem. Cerca de 300 mil pessoas serão beneficiadas diretamente e outras 600 mil que moram no Vetor Oeste da RMBH serão beneficiadas indiretamente com a conclusão das obras.

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O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) investiu, desde 2003, cerca de R$ 3,8 bilhões em transportes e obras públicas, nos 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Entre as principais intervenções urbanísticas já realizadas nesta área, destacam-se o Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária do Estado de Minas Gerais (ProMG), a Linha Verde, a duplicação da avenida Antônio Carlos e a Requalificação Urbana e Ambiental do Ribeirão Arrudas, em andamento.