As obras de melhorias das condições operacionais do Aeroporto Regional da Zona da Mata já iniciaram. A informação é do Diretor Geral do Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop-MG), Gerson Barros de Carvalho, que assinou na última quarta-feira (01/09), ordem de início para a realização do conjunto de intervenções, que inclui a remoção de obstáculos naturais no plano de proteção do aeroporto (rebaixamento do morro), implantação de áreas de segurança e implantação de área de giro para aeronaves, possibilitando o pouso e decolagem e vôos noturnos com aviões de grande porte.

As obras estão orçadas em R$ 12,4 milhões e serão realizadas pela empresa Conserva de Estradas Ltda. A previsão de conclusão de todos os trabalhos é de 300 dias, conforme contrato.

Operação

Desde o dia 16 de julho, o apoio logístico de atração e distribuição de cargas, a administração, conservação e operação do Aeroporto Regional da Zona da Mata estão sob a responsabilidade da empresa Multiterminais Alfandegados do Brasil Ltda., por meio de contrato assinado com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). Com esta contratação, o aeroporto deverá se consolidar como central de recepção e distribuição de cargas (hub logístico), atendendo demandas de cargas principalmente das capitais de Minas, Rio de Janeiro e São Paulo.

Hoje o aeroporto está homologado para vôos diurnos, mas o objetivo é obter a homologação, junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), também para vôo por instrumento noturno, pois a operação de cargas acontece durante as 24 horas do dia. Todos os procedimentos necessários e equipamentos a serem instalados serão providenciados pela empresa Multiterminais, em parceria com o Governo do Estado. A principal condicionante para a homologação para vôo por instrumento noturno é a realização das obras de rebaixamento do morro.

Agência Minas e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais