O ritmo das obras de construção do Terminal Metropolitano Bernardo Monteiro, na área hospitalar de Belo Horizonte, foi acelerado a partir desta semana. Na atual fase estão sendo executados os serviços de estaqueamento de concreto (trabalhos de fundação da edificação). As obras, iniciadas em 23 de abril de 2014, foram paralisadas em novembro de 2014, por determinação do governo do estado anterior, apenas com terraplenagem realizada, o que representava pouco mais de 10% dos serviços executados.

Com investimento de R$ 11,97 milhões e prazo para conclusão previsto para o segundo semestre de 2016, o terminal, após concluído, terá capacidade para receber uma média de 40 ônibus/dia, do tipo padrão e articulado, e 3,8 mil passageiros no horário de pico, de quatro linhas troncais, originárias inicialmente dos terminais Vilarinho, São Benedito, Justinópolis e Morro Alto.
 
As obras de outros três terminais do MOVE Metropolitano, São Benedito, Justinópolis e Morro Alto também correm para recuperar o tempo perdido com suas paralisações no final de 2014. O Terminal Morro Alto, já em operação, está em fase de acabamento, atendendo 31 mil passageiros/mês em 21 linhas alimentadores e três troncais, com previsão de conclusão dos acabamentos no próximo mês de novembro. As obras dos terminais São Benedito e Justinópolis também estão em ritmo acelerado e deverão iniciar operação no início de 2016.
 
 
Foto: Mércia Lemos