As obras de restauração de mais duas rodovias no Vale do Rio Doce já começaram. São 25,4 quilômetros na MG-329, trecho Caratinga - Bom Jesus do Galho, e 19,3 quilômetros na LMG-823, entre Inhapim e São Sebastião do Anta. Juntas, as melhorias somam aproximadamente 45 quilômetros de extensão que vão favorecer a qualidade de vida da população e impulsionar a economia da região, vocacionada para o plantio de café. 

Os serviços, sob a responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), estão focados na recuperação funcional e estrutural do pavimento, previstos no âmbito do Provias, maior pacote de obras rodoviárias da última década. Iniciadas em maio deste ano, as intervenções deverão ser concluídas em 12 meses. O investimento é de R$ 18 milhões. 

Início dos trabalhos 

Operários e máquinas já iniciaram os serviços pelo trecho da rodovia MG-329 e, nos próximos 15 dias, uma nova frente de trabalho chega à LMG-832 para a realização de ações que antecedem a recuperação total do pavimento.  

Dos 25,4 quilômetros da MG-329, 13 quilômetros já passam por intervenções com execução de serviço de reconfecção da base em pontos localizados, reperfilamento do pavimento, fresagem e recomposição do revestimento asfáltico. Após essas etapas, ainda será executada uma camada final de microrrevestimento asfáltico e, em seguida, a sinalização e instalação dos demais dispositivos de segurança viária.  

As duas rodovias integram um percurso rodoviário de escoamento da safra de café da região. Além disso, a MG-329 é uma importante ligação com a BR-116, no município de Caratinga, fazendo a conexão com à BR-262, próximo a Rio Casca, na Zona da Mata.  

“Após anos de uma situação dramática das rodovias, as obras de melhorias chegam a mais dois trechos. Estamos avançando muito e isso é resultado de planejamento e da retomada da capacidade de investimento do Governo de Minas”, avalia o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares. 

Segundo Tavares, por meio do Provias, Minas está requalificando a malha viária estadual com obras de pavimentação, construção de pontes e recuperação funcional das rodovias. São 122 trechos e um investimento total de R$ 2,3 bilhões.