O Governo de Minas anunciou, nesta terça-feira (28/5), a compra de 24 novos trens pela concessionária Metrô BH, responsável pela operação, modernização e ampliação do sistema metroviário da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O objetivo é proporcionar mais conforto e regularidade nas viagens para os usuários do transporte público.

A cerimônia de anúncio, realizada no Palácio da Liberdade, contou com a presença do governador Romeu Zema e do vice-governador Professor Mateus.

A modernização dos trens faz parte do contrato de concessão gerido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra).

Para o governador, o investimento vai deixar um legado para Belo Horizonte e região.

“É uma felicidade muito grande estar aqui participando desse momento tão especial para Belo Horizonte. Nós vamos deixar este grande legado para a Região Metropolitana, uma expansão considerável do metrô, que vai passar a transportar mais pessoas, que vai ajudar de forma muito significativa na mobilidade urbana”, afirmou Romeu Zema.

"Este momento é a concretização de mais um passo na realização de um sonho antigo, de mais de décadas, da cidade de Belo Horizonte. É uma necessidade do Governo de Minas, transformar a nossa cidade em uma metrópole efetivamente interligada por trilhos, permitindo a transformação do cenário urbano, que sofre tanto com os congestionamentos, prejudicando a nossa população, os trabalhadores e, especialmente, os mais pobres", acrescentou o vice-governador, Professor Mateus.

O chairman da CRRC Corporation, Mr Sun Yongcai, destacou a parceria com o Governo de Minas.

“A CRRC e o Governo de Minas entendem a necessidade do Metrô de BH para a população. Tenho certeza de que nossa empresa vai dar o maior apoio para contribuir para o benefício da população e vamos entregar um resultado muito satisfatório. Brasil e China são grandes parceiros. O novo metrô em BH vai elevar o nível de serviços para a população de Minas Gerais”.

Composições

As novas composições foram fabricadas pela empresa chinesa Changchun Railway Vehicles, subsidiária líder da maior fabricante de material rodante do mundo, CRRC Corporation Limited (CRRC).

A empresa já iniciou o projeto de fabricação e a expectativa é a de que o primeiro trem chegue ao Brasil e entre em operação no primeiro semestre de 2026. As novas composições, tão logo entregues, vão operar tanto na Linha 1 como na Linha 2 do Metrô BH.

"Celebramos, aqui, uma data histórica. Afinal de contas, a modernização do metrô de Belo Horizonte e a ampliação, a criação da Linha 2 do metrô são sonhos não apenas de anos, mas de décadas para a nossa cidade e para o nosso estado", ressalta a secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Luísa Barreto.

Novos trens

Os 24 novos trens, que possuirão, cada um, quatro carros, serão equipados com Operação Automática do Trem (OTA, na sigla em inglês), sistema que possibilita mais regularidade, conforto e suavidade nas viagens, além de permitir economia no consumo de energia.
Metrô BH / Reprodução do vídeo

As composições possuirão monitores digitais, que reproduzirão informações da viagem. Amplas janelas possibilitarão iluminação externa natural e os vagões serão projetados para privilegiar mais espaço interno aos passageiros.

O design das composições ainda está sendo definido, já que o projeto executivo está em elaboração pelo fornecedor CRRC e passará por aprovação final da Concessionária Metrô BH.

Atualmente, a frota é composta por 35 trens, sendo 25 da série 900, da década de 1980, e dez trens da série 1000, que começaram a operar em 2015 e já possuem ar-condicionado e sistemas modernos.

Os novos carros vão substituir os trens da Série 900.

Concessão
A concessão do Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte completou, em março, um ano de operação. O contrato firmado pelo Governo de Minas, por meio da Seinfra e a concessionária Metrô BH, terá duração de 30 anos.

Até o momento, já foram implantadas melhorias em serviços prestados aos mais de 100 mil passageiros transportados todos os dias, como internet Wi-fi nos trens e estações, e sistema de bilhetagem digital. Também tiveram início as reformas das estruturas físicas das estações, das vias permanentes e da rede aérea do sistema da linha 1.

A estimativa é que sejam investidos R$ 3,7 bilhões para melhorias e ampliações ao longo da duração do contrato. Desse total, R$ 2,8 bilhões são aportes do governo federal e cerca de R$ 440 milhões são provenientes do Termo de Reparação assinado pelo Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho. A tragédia tirou a vida de 272 pessoas
e provocou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais em Minas Gerais.

Linha 2
Em outubro do ano passado, foram iniciados os procedimentos para viabilização da linha 2, que vai integrar a atual linha 1 até o Barreiro. A primeira etapa foi a elaboração dos estudos ambientais, concluída ainda em 2023.

Em março deste ano, a concessionária protocolou junto aos órgãos competentes o licenciamento ambiental para implantação e operação da Linha 2. A documentação está em fase de análise, dentro dos prazos legais e com previsão de conclusão antecipada.

O novo traçado terá 10,5 quilômetros e vai contar com sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Salgado Filho, Vista Alegre, Ferrugem, M. Vallourec e Barreiro.

Quando concluído, a estimativa é que mais de 50 mil usuários devem utilizar a nova linha, todos os dias.

Metrô BH e CRRC

O Metrô BH é uma das empresas do Grupo Comporte, que atua no segmento de serviços
metroviários, rodoviários e urbanos, incluindo veículos leves sobre trilhos (VLT). Além do
transporte de cargas e encomendas, possui uma das maiores frotas destinadas ao transporte de passageiros do Brasil. O grupo atende a aproximadamente um milhão de clientes por dia nos modais de transporte sob sua gestão.

A chinesa Changchun Railway Vehicles é subsidiária líder da maior fabricante de material rodante do mundo, a CRRC. A empresa tem sede em Pequim, cerca de 180 mil colaboradores e 46 empresas compõem o grupo. O CRRC Group destaca-se pela ampla diversidade de produtos com alta tecnologia, incluindo trens de alta velocidade, locomotivas, veículos de transporte coletivo e vagões de carga. A CRRC está em 24 países e já produziu 9500 veículos.

O sistema de gestão CRRC segue os padrões internacionais de certificação do Sistema de Gestão da Indústria Ferroviária Internacional (IRIS), Sistema de Qualidade ISO9001, Sistema de Gestão Ambiental ISO14001, Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (OHSMS), Sistema de Qualidade DIN6700, etc.