O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) liberou o tráfego de veículos, no km 393 da rodovia MGC-259, entre os municípios do Serro e Sabinópolis, na tarde desta sexta-feira (12/5), na região central do estado. Mesmo com a obra em andamento, a retomada do fluxo de veículos foi realizada observando a segurança dos usuários. Com a medida, os usuários deixam de utilizar desvios que aumentavam em cerca de 100 quilômetros o trajeto.  

Na construção do novo bueiro, está sendo investido cerca de um milhão de reais. A nova estrutura com quatro linhas de passagem, com 2,8 metros de diâmetro, aumenta em 25% a capacidade de vazão de água pelo local. A obra deve ficar completamente pronta no final do mês de junho, após a conclusão da drenagem e pavimentação, além da sinalização horizontal e vertical.

O bueiro vinha apresentando sinais de fadiga pela ação das águas e pelo intenso fluxo de veículos com excesso de carga que circulavam pelo ponto. Em fevereiro de 2022, o DER-MG que já monitorava a situação do segmento, foi obrigado a restringir o tráfego a veículos maiores de 2,5 metros de largura. Todavia, em 8 de janeiro deste ano, um grande volume de chuvas rompeu definitivamente o bueiro triplo tubular metálico.

“Nossas equipes de trabalho se empenharam em restabelecer o tráfego no trecho no mais curto prazo possível devido à importância dessa rodovia para quem busca atendimento médico especializado em Diamantina, para o turismo e, sobretudo, para a comunidade estudantil de diversos municípios da região que utilizam a rota para acessar outras localidades”, salienta o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.