A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) participou nesta segunda-feira (25/7) de reunião de conciliação, convocada pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), entre as prefeituras de Betim e Contageme o Estado, para tratar do projeto do Rodoanel Metropolitano.

No encontro, proposto pelo conselheiro Cláudio Terrão, ficou definido que será feita uma análise conjunta dos documentos do edital de licitação da obra, entre os municípios e o Estado, com acompanhamento de técnicos do TCEMG. A reunião técnica ficou agendada para a próxima quarta-feira(27/7).

Além disso, um novo encontro entre os municípios e o Estado ficou marcada para quinta-feira (28/7), para dar prosseguimento às discussões sobre o projeto.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, a sessão de esclarecimento foi um passo muito importante para avançar em um consenso entre as partes.

“Saímos muito otimistas dessa reunião. Procuramosmostrar para as prefeituras que o traçado do Rodoanel é referencial. Isso quer dizer que ele pode ser alterado, mesmo depois da licitação, inclusive em função do licenciamento ambiental. Reconhecemos que tem impacto nas cidades e no meio ambiente, mas temos que construir formas de reduzir esses impactos”, explicou Marcato.

Além do secretário e representantes dos municípios, também participaram do encontro o subsecretário de Transporte e Mobilidade da Seinfra, Gabriel Fajardo, e o Advogado-Geral do Estado, Sérgio Pessoa.

Licitação

A licitação do Rodoanel Metropolitano foi postergada para o dia 12 de agosto, em função da realização da audiência de conciliação e, também, ampliar o diálogo e a escuta das comunidades tradicionais e quilombolas no âmbito do projeto do Rodoanel.

A concorrência pública será realizada na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, com transmissão ao vivo pela internet, a partir das 14h, por meio do endereço www.tvb3.com.br