O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) iniciou, nesta quinta-feira (02/6), as obras de recuperação funcional da pista central do Contorno Sul de Montes Claros, na região Norte do estado.

Os trabalhos serão executados em cerca de cinco quilômetros, na ligação das rodovias BR-135 e BR-365. Os investimentos são de R$ 5,28 milhões, por meio do Provias, maior pacote de obras rodoviárias da última década.

O trecho vai receber serviços de remendo profundo e fresagem com aplicação de nova capa asfáltica, além de nova sinalização horizontal e vertical e implantação de defensas metálicas, dispositivo de segurança que evita a saída do veículo da pista em casos de colisão.

Neste mesmo trecho, o DER-MG vem executando as obras de implantação e pavimentação das vias laterais, sendo duas pistas de 4,63 quilômetros cada, com investimentos de R$16 milhões, também por meio do Provias. Nesta intervenção, 60% dos trabalhos estão concluídos.

As obras vão impactar positivamente a economia de Montes Claros, que tem a indústria e o comércio como importantes atividades e é considerada um município polo da região.

Redução de acidentes

A recuperação da via central e a conclusão das obras das pistas laterais vão diminuir a interação entre o tráfego local e o de longa distância, contribuindo, assim, para a redução do número de acidentes no local, que recebe aproximadamente quatro mil veículos por dia.

Para o diretor-geral do DER-MG, as obras do anel viário vão contribuir significativamente para a melhoria da mobilidade urbana de Montes Claros e região. “Esta é uma obra rodoviária reivindicada ao poder público há muito tempo. A viabilização, por meio do Provias, vai reduzir o tempo gasto em deslocamentos para quem circula pela região, assim como o risco de acidentes”, reforça.

Provias

As 99 intervenções em rodovias contempladas pelo Provias estão espalhadas de Norte a Sul do estado e contam com R$ 2 bilhões em investimentos.

O objetivo é requalificar trechos da malha mineira com obras de pavimentação, construção de pontes e recuperação funcional das rodovias.

O programa ainda tem potencial de adicionar ao PIB mineiro o montante de R$ 1,3 bilhão e aumentar a arrecadação com impostos indiretos em cerca de R$ 225 milhões.

Os recursos são oriundos do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho, do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova, além de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.