A secretaria de Estado de infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e a Defesa Civil do Estado de Minas Gerais (Cedec) promoveram, na manhã desta sexta-feira (04/2), um curso de capacitação para orientar prefeitos e agentes públicos a respeito solicitação de recursos para os municípios mineiros atingidos pelas chuvas.

O evento, que reuniu cerca de 600 inscritos e foi realizado por meio do canal da Seinfra no YouTube, contou com o apoio e a participação da Secretaria de Estado de Planejamento, Gestão e Finanças (Seplag).

Durante a live, que durou cerca de três horas, foram abordados vários assuntos, dentre eles as rotinas necessárias para o encaminhamento dos planos de trabalho aos pleitos de recursos estaduais e federais.

A capacitação foi dividida em módulos. No primeiro, Anderson Marcos Pacheco, representante da Cedec, ensinou como realizar o cadastro no Sistema Integrado de Informações de Desastres. Os dados preenchidos irão definir se o município se enquadra em Situação de Emergência ou em Estado de Calamidade Pública.

Em seguida, foi a vez do diretor do Departamento de Obras e Proteção Civil da Defesa Civil Nacional, Paulo Falcão, que apresentou os fluxos de procedimentos para transferências de recursos e as principais fragilidades na composição do plano de trabalho que impendem a aprovação de repasses.

Na sequência, Rogério Pinto de Senna Valle, analista da Assessoria Estratégica do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), palestrou sobre tipos de demandas e experiências de prestação de contas.

A penúltima palestra foi com o tema referente a doações de materiais metálicos, conduzida pela diretora de Atendimento aos Municípios da Seinfra, Camila Silva.

A capacitação foi finalizada com a apresentação sobre o edital de doações de horas máquinas, tema abordado pela coordenadora-geral do Comitê Gestor de Captação de Recursos e Parcerias, Gerlainne Romero.

Municípios atingidos
Quase metade dos 853 municípios mineiros foi atingida pelas chuvas intensas nos últimos dois meses, o que tem acarretado demandas de reconstrução de estradas, áreas e edificações.

De acordo com o subsecretário de Estado de Obras e Infraestrutura, Breno Longobucco, durante todo o processo para liberação de ajuda aos municípios, o Estado estará presente, orientando e apoiando na elaboração de documentos para que o maior número de municípios atingidos seja contemplado.

“Nós sabemos do enorme desafio que temos pela frente para ajudar todas as prefeituras no encaminhamento correto dos planos de trabalhos para que as respostas aos desastres sejam o mais breve, gerando menos transtornos na vida dos cidadãos”, concluiu.

As apresentações utilizadas durante a capacitação podem ser acessadas nos links abaixo:

- Sistema Integrado de Informações sobre Desastres - S2ID
- Erros que dificultam a liberação de recursos federais para as obras de resposta e recuperação
- Doação de materiais de Infraestrutura para os municípios atingidos pelas chuvas
- Solicitação de recursos para municípios atingidos pelas chuvas
- Edital de doações de horas máquinas - Comitê Gestor de Captação de Recursos e Parcerias Seplag

E a transmissão do evento através do YouTube pode ser acessada clicando aqui.