O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Marco Aurélio Barcelos, esteve, nesta quinta-feira (28/2), em visita às cidades de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, e Ipatinga, no Vale do Aço, onde cumpriu intensa agenda de trabalho.

Pela manhã, Barcelos se reuniu com o procurador Bruno José Nunes, em Ipatinga, para falar sobre os esforços empenhados pelo Governo de Minas Gerais para a restauração das condições operacionais da pista de pousos e decolagens do Aeroporto Regional do Vale do Aço. Importante ressaltar que, tão logo a decisão da companhia aérea Azul - de paralisação das atividades no local - foi comunicada à Setop, providências imediatas foram tomadas, incluindo visitas técnicas ao sítio aeroportuário e o diálogo com a Azul, com a administradora do aeroporto, bem como com lideranças locais.

Rapidamente foram levantados os serviços necessários para a restauração da pista e, em virtude disso, a Secretaria, por meio do DEER/MG, publicou no dia 26/2 edital para que empresas interessadas apresentassem proposta, em licitação na modalidade Carta Convite. As propostas serão apresentadas na próxima sexta-feira (8/3), na sede do Departamento em Belo Horizonte. Concluído o processo licitatório, a previsão é de que a Ordem de Início dos serviços seja dada imediatamente.

Após a realização das obras emergenciais, o aeroporto contará com outro importante ganho: a parceria estabelecida entre o Governo de Minas Gerais e o Governo Federal para a recuperação definitiva da pista, por meio de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) – no valor de R$12,5 milhões. O anúncio foi feito no dia 20/2 pelo governador Romeu Zema, pelo secretário Marco Aurélio Barcelos e pelo ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Hospital Regional de Valadares

Já na parte da tarde, o secretário Marco Aurélio Barcelos fez visita às obras do Hospital Regional de Governador Valadares, que estão paralisadas desde o governo anterior. No local, ele se encontrou com o prefeito de Governador Valadares, André Luiz Merlo, e seus secretários de Saúde, Fazenda e Obras e Serviços Urbanos, além do Deputado Federal Hercílio Coelho Diniz e outras lideranças locais.

O empreendimento, que está com cerca de 70% das obras concluídas, é uma importante demanda da região. “Estamos estudando o melhor meio de estabelecer parcerias com a iniciativa privada, para em um curto espaço de tempo conseguir resolver esta situação”, afirmou Barcelos.

Para tanto, o secretário anunciou que a Setop vai publicar, em breve, chamamento público para que parceiros privados possam apresentar ideias e soluções para o hospital. O objetivo é, a partir destas proposições, ter um modelo fechado em alguns meses para licitação e, assim, possibilitar a conclusão das obras.

Barcelos destacou, ainda, a criação, pelo Governo do Estado, de um Grupo de Trabalho com membros da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), em 14 de fevereiro. O objetivo do grupo é fazer estudos e propor medidas para colocar em funcionamento estes hospitais, nos termos da Resolução 6640/2019.

“Enxergamos com bons olhos e até com muita expectativa essa iniciativa do Governo do Estado, de vir até aqui. No que depender da prefeitura, estamos dispostos a dar toda a contribuição necessária a este processo de retomada da obra, que vai beneficiar quem mais precisa: a nossa população”, afirmou o prefeito de Governador Valadares, André Merlo.

Vice-Governador

Após a visita ao Hospital Regional, Barcelos seguiu para agendas com o Vice-Governador Paulo Brant, em Ipatinga. Os dois estiveram na sede da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (ACIAPI) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), onde ouviram os empresários da região.

Na sequência, o Vice-Governador e o secretário estiveram na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) no município, onde se encontraram com dezenas de prefeitos do Vale do Aço, ouviram suas ponderações e falaram sobre pautas positivas para a região.