O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas do Estado de Minas Gerais, Murilo Valadares, e o diretor-geral do DEER/MG, Davidsson Canesso de Oliveira, inspecionaram na manhã desta segunda-feira (26/03) as obras de contenção do muro de arrimo às margens da BR-356, próximo ao trevo do Belvedere, em Belo Horizonte. A imprensa acompanhou a visita.

Um dos objetivos da visita foi checar os procedimentos adotados para garantir a segurança dos moradores que ainda vivem próximo ao local, operários da obra e motoristas que transitam pelo trecho. O muro de contenção, no momento, está estável, o que permite o trânsito local sem risco aparente de desabamento.

O DEER/MG monitora por equipamento de alta precisão 24 horas por dia, sete dias por semana, toda a estrutura da cortina atirantada. Foi instalado no local um radar de estabilidade que faz a medição dos possíveis movimentos da parede fornecendo, em tempo real, avisos suficientes para garantir, caso necessário, uma evacuação emergencial segura de pessoas e equipamentos. O alarme emite avisos de movimentos da parede, antes que estas falhem, permitindo que a população seja informada com antecedência.

Já foram instalados no painel crítico da cortina seis tirantes, contendo três vigas metálicas, fornecendo estabilidade ao muro para a realização da obra com segurança.

Durante as obras, duas das quatro faixas da via, no sentido Rio de Janeiro, permanecerão fechadas para garantir a segurança no trecho. A previsão é que obra seja concluída em até cinco meses.