Os aeroportos Regional da Zona da Mata e o de Ipatinga, cujos contratos de concessão e de prestação de serviços respectivamente, são gerenciados pela Superintendência de Infraestrutura Aeroviária, da SETOP, receberam a certificação de aceitação do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO) por operarem 100% dentro das normas de segurança de controle de tráfego aéreo. A premiação, promovida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Comando da Aeronáutica, foi anunciada durante a reunião bianual do Comitê de Segurança Operacional, realizada em 16 de março, no Primeiro Grupo de Comunicações e Controle, no Rio de Janeiro. Ela significa na prática que esses dois aeroportos operam dentro das normas de segurança estabelecidas.

A SETOP, por meio da Superintendência de Infraestrutura Aeroviária, participa do referido Comitê e classifica a premiação como resultado da gestão dedicada, ativa e moderna que conduz os trabalhos na área. Na reunião deste ano, foram apresentados e debatidos a evolução da segurança operacional, amostragem de resultados obtidos a partir de indicadores monitorados pela Assessoria de Segurança Operacional no Controle do Espaço Aéreo (ASEGCEA), a melhoria da segurança operacional obtida a partir de ferramentas de estudo do aspecto humano na atividade de controle de tráfego aéreo; dentre outros temas.

O Superintendente de Infraestrutura Aeroviária, Marco Antônio Migliorini, é o representante da Secretaria na Reunião do Comitê de Segurança Operacional. Além dos aeroportos mineiros, o aeroporto da Embraer -Unidade Gavião Peixoto, em São Paulo, também recebeu a mesma certificação.