A urgência de discutir e aprovar uma nova lei de licitações públicas que aperfeiçoe a execução de obras e projetos dominou o discurso do Secretário de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares, na solenidade de entrega da Medalha Conselheiro Christiano Ottoni 2015 e comemoração dos 104 anos de fundação da Escola de Engenharia da UFMG, ocorrida no último sábado (23/05). Para ele, a melhor modalidade de contratação no setor de obras é a técnica e preço, uma vez que contratar apenas pelo menor preço, como estabelece a 8.666/93, gera aditivo em demasia, além de empreendimentos mal acabados. Na avaliação de Murilo Valadares, a caducidade da 8.666/93 tem impedido, inclusive, um nível adequado de controle da execução de obras públicas.

O secretário reiterou, ainda, a necessidade de valorização de engenheiros e arquitetos, tanto do ponto de vista do reconhecimento profissional, como de protagonismo nas decisões sobre investimentos públicos em infraestrutura a serem executados em todas as esferas de governo.

Medalha-Christiano-Ottoni-foto-Osvaldo-Afonso-1590

Criada pela Lei 2.506/61, a Medalha Conselheiro Cristiano Ottoni é concedida anualmente a um profissional que tenha se destacado no setor de engenharia e e pelos serviços prestados à coletividade. Neste ano, o condecorado foi o professor doutor Benjamim Rodrigues de Menezes, presidente da Fundação Cristiano Ottoni. Graduado em Engenharia Elétrica pela UFMG em 1977, com mestrado pela UFRJ e doutorado pelo Institut National Polytechnique de Lorraine da França, ele sempre se destacou como profissional nas áreas de engenharia, acadêmica e de pesquisa.

Durante a solenidade, o presidente da Associação dos Ex-Alunos da Escola de Engenharia da UFMG, Bernardo Abrão Lopes da Silva, homenageou os engenheiros graduados em 1955, 1965 e 1990. Discursaram também o pró-reitor adjunto de graduação da UFMG, Walmir Matos Caminhas, que apresentou o agraciado de 2015; os representantes das turmas de 1955, Mauro Teixeira; de 1965, Evandro Mirra de Paula e Silva; de 1990, Adriana Buratto de Melo e Rodrigo Dutra Miranda.

Medalha-Christiano-Ottoni-foto-Osvaldo-Afonso-1577

Fotos: Osvaldo Afonso