Metrô da RMBH inaugura bilhetagem digital nesta sexta-feira (15/9)

 

O metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte lança, nesta sexta-feira (15/9), novas possibilidades para a compra de passagens. A partir de agora passa a ser aceito pagamento por aproximação, que pode ser realizado diretamente no aparelho validador.

Também é possível pagar a tarifa com cartões de crédito ou débito, ou ainda por carteiras digitais de smartwatches, celulares ou tabletes. Os bloqueios aceitam as bandeiras de cartões Visa, Mastercard e Elo. O usuário poderá utilizar, se preferir, o aplicativo Bipay, por meio do qual é possível fazer recargas por pix ou crédito. O aplicativo gera um QR Code, que poderá ser lido nos novos validadores em todas as estações.

IMG 8842

 

Além disso, por meio do App, o usuário poderá verificar a localização dos trens e a previsão de chegada das composições nas estações. Os antigos bilhetes terão validade até 15 de novembro deste ano.

O secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parceria (Seinfra), Pedro Bruno, avalia como positiva as novas formas de pagamento. “As concessões têm exatamente esse objetivo: melhorar a qualidade dos serviços para o usuário. Essa melhoria no metrô vai facilitar o procedimento de embarque e trazer mais conforto para quem precisa se locomover”, destaca.

Outra melhoria já em funcionamento em todas as estações e trens é a conexão wi-fi. Os equipamentos instalados utilizam a última geração de tecnologia com capacidade para atender uma alta demanda de usuários simultaneamente.

Obras

As intervenções previstas da Linha 1 do metrô contemplam a reforma de estações, compra de novos trens equipados com ar-condicionado e diversas atualizações tecnológicas, resultando em melhoria da qualidade do serviço, mais conforto, acessibilidade, segurança e regularidade nas viagens. Além de ser revitalizada, a Linha 1 ganhará mais uma estação (Novo Eldorado, em Contagem).

Já a Linha 2, que chegou a ter obras iniciadas em 1998 e paralisadas posteriormente, terá sete novas estações ligando o bairro Calafate à região de Barreiro por 10,5 quilômetros de extensão. Após os investimentos, o sistema deve beneficiar aproximadamente 270 mil passageiros diariamente, dos quais 50 mil devem utilizar a nova Linha 2.

A previsão, segundo a concessionária responsável pelo metrô, é a de que as novas estações sejam concluídas a partir do quarto ano da concessão e que todas estejam em operação a partir de 2027.