Nesta segunda-feira (11/11), o Grupo de Trabalho do Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais (PEF), composto por representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) e da Fundação Dom Cabral (FDC), estabeleceu, durante reunião na Cidade Administrativa, as datas para o avanço dos estudos técnicos.

Ficou definida a data de 28/11 como prazo máximo para envio de propostas, sugestões e demandas de projetos para análise pelo Grupo de Trabalho. Também foi decidido que um relatório prévio, consolidado com as propostas recebidas, será apresentado pela FDC, contratada para a elaboração dos estudos, em reunião no dia 11/12, por meio de videoconferência.

Foi agendado, ainda, workshop no dia 16/12, na Cidade Administrativa, reunindo representantes da Seinfra, ANTF e Poder Legislativo, para apresentação e validação dos projetos que poderão efetivamente ser contemplados pelo PEF.

“Essas datas são de extrema importância para avançarmos com o Plano Estratégico Ferroviário dentro do cronograma previsto. O levantamento deve durar 14 meses e para cumprir esse prazo precisamos do alinhamento e consenso de todos os envolvidos”, ressalta a superintendente de Transporte Ferroviário Vânia Cardoso.

PEF
O Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais será composto por um portfólio de projetos priorizados para a implantação e operação de uma nova estrutura ferroviária em Minas Gerais. Como ponto de partida, será construído um diagnóstico do atual sistema ferroviário mineiro, de forma a serem definidas estratégias e elaborado um plano de investimentos que atenda à demanda do setor e da população mineira.