A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) informa que o Sistema de Transporte Coletivo Metropolitano está operando em regime especial de funcionamento para a pandemia, em que a oferta de viagens foi adaptada à demanda de passageiros por períodos de maior e menor movimento. Existe um reforço de viagens nos horários de pico da manhã e tarde, para que seja respeitado o disposto em Deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19, que estabelece que a lotação não excederá à capacidade de passageiros sentados. Nos veículos articulados é permitido o transporte de passageiros em pé.  

Em face da flexibilização pelo município de Belo Horizonte, a Seinfra está realizando estudos para a readequação dos quadros de horários do Sistema. A variação de demanda é diariamente monitorada pela Secretaria, e quaisquer mudanças serão comunicadas. 

O usuário também é fundamental para o bom funcionamento do transporte neste momento, e para a diminuição de riscos de contágio. Os passageiros devem continuar registrando as reclamações sobre horários ou outros problemas com os serviços, para que as autoridades públicas possam intervir. E podem, também, contribuir evitando aglomerações. Se o ônibus estiver cheio, o passageiro não deve forçar a entrada. Nos pontos de ônibus, estações e terminais, também é importante manter distância segura das outras pessoas. Cartazes estão espalhados nos veículos, pontos e terminais com as medidas de profilaxia ao vírus e reforçando o que cada um pode fazer.  

O uso de máscaras pelos passageiros também é obrigatório e os funcionários das empresas concessionárias orientam os usuários a só embarcarem nos ônibus utilizando o equipamento de proteção. Em caso de o passageiro se recusar a fazê-lo ou a desembarcar, o motorista deverá comunicar à Fiscalização do DER-MG, ou à Polícia Militar, que auxilia o Departamento nestes casos. O motorista pode, ainda, não prosseguir a viagem até que a situação esteja regularizada. 

O álcool em gel está sendo disponibilizado em dispensadores nos ônibus articulados, além de terminais, estações de transferência, estações do Rotor Central, bilheterias e pontos de venda ÓTIMO.