A publicação da Resolução de hoje é um dos frutos do intenso diálogo que vem sendo conduzido, desde o início desta gestão, entre o Governo de Minas Gerais, via Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, e a União. Conforme a Resolução de nº 132, publicada nesta quinta-feira (23/7) pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República, a Linha 2 do metrô da RMBH foi qualificada no PPI, o que significa que ela se torna um projeto dentro das prioridades a serem estudadas pelo Programa. A Resolução traz, ainda, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como responsável pelos estudos, além de cronograma, com previsão de leilão para o 3º trimestre de 2021. O ato deve ser ainda ratificado pelo Presidente da República. 

A Linha 2 contará com sete estações e atenderá cerca de 120 mil passageiros/dia. Os investimentos previstos são de cerca de R$ 1,2 bilhão, que advirão de recursos federais. Vale lembrar que o Governo de Minas Gerais também vem negociando, com a União, a transferência do metrô da RMBH, hoje explorado pela CBTU, para a gestão estadual.

Vários passos foram dados nesse sentido, como a própria qualificação da desestatização da CBTU no PPI. A ideia é que a CBTU seja estadualizada e os serviços por ela prestados sejam concedidos à iniciativa privada pelo Estado de Minas Gerais.