O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) iniciou a instalação das primeiras vigas de concreto armado da ponte sobre o Rio Paracatu, na LMG-680, na região Noroeste de Minas. A obra faz parte do Provias e inclui a pavimentação de 68 km da rodovia, também conhecida como “Estrada de Entre Ribeiros”, localizada na maior área irrigada da região.

Nesta etapa da obra, serão instaladas 26 vigas. Cada uma tem a extensão de 40 metros e peso de 120 toneladas. A previsão é que toda estrutura seja instalada ainda na primeira quinzena de abril.

“A ponte, juntamente com a pavimentação da rodovia, vai viabilizar a formação de um importante corredor rodoviário para escoamento da produção agrícola da região, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do Estado”, avalia o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.

Importância

A LMG-680 é a principal via utilizada para transporte da produção agropecuária da região, com destaque para os grãos e a cana-de-açúcar, com duas usinas sucroalcooleiras instaladas na rodovia.

Ao todo, serão R$ 45 milhões investidos. Desse total, R$ 25 milhões são recursos do Estado provenientes do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem em Brumadinho. Outros R$ 20 milhões são fruto de convênio assinado entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Paracatu e a Associação dos Beneficiários da LMG-680.

Provias

O Provias é o maior pacote de obras rodoviárias da última década em Minas, cujo objetivo é a recuperação de pelo menos 2.500 quilômetros da malha mineira.

Com mais de R$ 2 bilhões em investimentos, o pacote de obras vai requalificar trechos da malha mineira com obras de pavimentação, construção de pontes e recuperação funcional das rodovias.

O programa também trará reflexos econômicos positivos para o estado. A expectativa é que sejam gerados 8 mil empregos diretos e 24 mil indiretos com a execução das obras.

Os recursos para as obras foram obtidos a partir do Acordo Judicial firmado em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho, do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova, além de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.