barao-de-macaubas-04

Com o objetivo de ampliar o diálogo com a comunidade escolar na busca da preservação e manutenção da Escola Estadual Barão de Macaúbas, técnicos do Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop/MG) promoveram, na manhã desta quarta-feira (16/12), visita guiada às obras de recuperação, restauração e ampliação da escola, no bairro Floresta, em Belo Horizonte, com integrantes da comunidade escolar.

A visita reuniu 30 alunos na faixa etária entre 12 e 14 anos, membros da Superintendência Metropolitana de Ensino, da direção da escola e técnicos do instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha). Além de ampliar o diálogo com a comunidade, a visita buscou despertando o sentimento de comprometimento e pertencimento à escola; tentando, por meio dos próprios alunos, evitar as depredações e, consequentemente, reduzir gastos com a manutenção da escola.

Os visitantes percorreram todas as dependências da edificação e conheceram as intervenções realizadas na primeira etapa das obras, entre as quais a restauração arquitetônica das construções existentes, construção de dois anexos e adequação da área externa. Conferiram também o trabalho de restauração das pinturas artísticas originais que foram encontradas nas paredes da Barão de Macaúbas durante o trabalho de prospecção.
No anexo I, estão instalados laboratório de ciências, biblioteca, três salas de aula, banheiros para portadores de mobilidade reduzida e depósito. No anexo II está instalada a área de convívio e quadra poliesportiva. Nesta etapa, que teve início em agosto de 2012, foram investidos R$ 4,64 milhões.
Na segunda etapa, cuja licitação está na programação do Deop/MG, está prevista a recuperação de passeios, instalação de três plataformas de elevadores, construção de rampas e colocação de corrimãos e guarda corpo, construção do muro de divisa, entre outras intervenções, orçadas em R$842 mil.

Para o aluno, Caio Moisés, da 8ª série, a escola é um patrimônio público que pertence a toda a comunidade e “por isso é importante que todos cuidem desse local que ficou muito bonito”, disse. As novas dependências também impressionaram a aluna Tainá Gabrielli Deslandes Lelis, da 7ª série. “Eu achei a escola muito bonita e temos que ajudar a cuidar e incentivar outras pessoas sobre a importância da preservação e manutenção de cada espaço”.
A tradicional escola do Bairro Floresta foi inaugurada em 7 de setembro de 1921 pelo governador Arthur da Silva Bernardes, presidente do Brasil nos anos seguintes de 1922 a 1926. Instalada em um prédio de estilo neoclássico, a Barão de Macaúbas foi tombada em 1987 pelo IEPHA.

barao-de-macaubas-03

Fotos: Divulgação DEOP-MG