O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) realizou nesta quarta-feira (31/01) as primeiras blitze educativas de 2024, no âmbito da campanha “Ir e Vir Seguro”, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais (SETCEMG), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar Rodoviária de Minas Gerais (PMRv-MG), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Defesa Civil. A ação foi desenvolvida, simultaneamente, em todas as regiões de Minas, por meio das 40 unidades regionais do DER-MG.

Próximo a Belo Horizonte a ação ocorreu das 7h30 às 10h30, na rodovia MG-424, km 9, e contou com equipes de profissionais das gerências de Fiscalização e Educação para o Trânsito do DER-MG. Na ação, foram distribuídos folhetos educativos com informações sobre ferramentas e canais de comunicação que o cidadão pode utilizar para acionar os órgãos de trânsito, durante o período de chuvas, em caso de ocorrências nas rodovias.

As ações continuam nesta quinta-feira (01/02), de acordo com a programação de cada uma das 40 unidades Regionais do DER-MG no interior.

Para o diretor de Operação Viária do DER-MG, Cristiano Coelho, a iniciativa já se mostrou muito eficiente no ano passado e ganhou novas ferramentas neste ano que vão dar mais efetividade nas ações preventivas e corretivas na malha rodoviária de Minas. “Temos a maior malha rodoviária do Brasil e essa integração com outras entidades foi uma decisão acertada. Vamos fazer ações educativas em todas as regiões de Minas”, acrescenta.

A campanha “Ir e Vir Seguro” é composta por blitzes educativas, outdoors educativos nas principais saídas da capital, spot de rádio e divulgação de informações atualizadas no site da campanha e nos sites e redes sociais das entidades mobilizadas.

Interação

Além dessas medidas, a iniciativa do “Ir e Vir Seguro” proporciona um mapa interativo em tempo real, permitindo que os usuários visualizem interdições, rotas alternativas e as reais condições das estradas, agilizando a reparação e demais providências do governo nos pontos com problema. Só no ano passado, quando foi criada, a campanha apresentou uma redução de 57% nas interdições das rodovias de Minas Gerais, segundo balanço do primeiro semestre. Além do mapa, o usuário conta agora com um aplicativo, no qual pode colaborar com o envio de informações.

O cidadão que estiver transitando por alguma rodovia e se deparar com algum bloqueio parcial ou total, poderá adicionar a informação no aplicativo, mesmo sem internet. A informação chegará ao banco de dados da PMRv-MG, será revisada pela equipe de monitoramento de rodovias, que fica de plantão 24h, e liberada para visualização.

Com o aplicativo, as informações de todos os órgãos envolvidos estarão reunidas em um só lugar, facilitando o acesso de todos. “Todos os dados que temos hoje de forma pulverizada, agora estão todos em apenas uma ferramenta. Com isso temos muito mais efetividade na resolução dos casos, além de facilitar o acesso para a população”, acrescenta Fábio Jardim, superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Minas Gerais.

O aplicativo “Interdições Rodovias”, já está disponível para Android e em fase de aprovação para iOS.