Com obras de reforma em andamento nos terminais de São Gabriel e Vilarinho e de implantação em Morro Alto, São Benedito e Justinópolis, que vão operar no sistema BRT (sigla para Bus Rapid Transit – Transporte Rápido por Ônibus), técnicos da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e do Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop-MG) concluíram a avaliação dos itinerários na região onde estão sendo instalados os terminais.

De acordo com o subsecretário de Regulação de Transportes, Diogo Prosdocimi, a implantação dos terminais metropolitanos envolve a contratação de empresas para a realização de três intervenções diferentes. “Estão envolvidas a implantação ou reforma dos terminais, o acesso viário no entorno dos terminais, e a adequação dos itinerários dos BRT’s no município onde estão instalados”, explica.

“Nesta semana finalizamos uma visita aos municípios de Santa Luzia, Ribeirão das Neves e Vespasiano, onde alguns pontos em vias urbanas deverão ser adequados. A previsão de entrega dos projetos de engenharia é para o dia 30 de novembro. Depois, as intervenções serão orçadas para que seja feita a licitação e contratação dos serviços” explicou Prosdocimi. As intervenções serão pontuais, e os BRT’s devem manter o itinerário pelas principais vias de cada um dos municípios onde estão sendo instalados.

O funcionamento do Sistema BRT metropolitano traz a perspectiva de reduzir o tempo final de viagem, pois com a implantação de estações de embarque e desembarque de passageiros, em nível, o pagamento da passagem é feito antes do acesso ao veículo e cada ônibus terá quatro portas de acesso para entrada e saída.

“O novo sistema também deverá oferecer outras comodidades, além da cobrança antecipada, haverá painéis no interior dos ônibus e das estações, com informações dos horários das viagens para os passageiros, ar condicionado e provavelmente, pois estão em negociações, os horários serão disponibilizados em smartphones” explicou o subsecretário.

Terminais metropolitanos

A construção e implantação dos terminais representam um investimento de R$ 187 milhões pelo Governo de Minas. No momento, cinco Terminais Metropolitanos estão com as obras em andamento: Sarzedo, Ibirité, Vespasiano, São Gabriel e Vilarinho com recurso na ordem de R$ 51,3 milhões.

Para Diogo Prosdocimi, a implantação dos terminais metropolitanos deverá promover uma reordenação do sistema criando linhas alimentadoras, expressas e semi-expressas integradas física e tarifariamente, contribuindo para a racionalização das viagens, com impacto positivo no trânsito de Belo Horizonte”, destacou.

O atual Sistema Metropolitano de Transporte Coletivo possui 3 mil veículos e 740 linhas, que percorrem 643 mil quilômetros de itinerários diariamente, transportando 823 mil passageiros por dia.

Localização dos 13 Terminais Metropolitanos

- Contagem (três terminais): Vargem das Flores (bairro Darcy Ribeiro), Cidade Industrial e Ressaca (bairro São Joaquim).

- Vespasiano (um terminal): bairro Morro Alto.

- Santa Luzia (um terminal): bairro São Benedito.

- Ribeirão das Neves (dois terminais): Justinópolis e bairro Jardim Colonial.

- Ibirité (um terminal): Vila Pinheiro, rua Francisco de Assis.

- Sarzedo (um terminal): bairro Santa Rosa de Lima.

- Belo Horizonte (três reformas de terminais e uma construção): Vilarinho, São Gabriel e a atual rodoviária (que se transformará em um terminal central de BRT Metropolitano) e a construção do Terminal Bernardo Monteiro, na Região Hospitalar, entre as avenidas dos Andradas e Francisco Sales.