A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) realizou nesta quinta-feira (17), na sede do DER, em Belo Horizonte, audiência pública referente ao processo licitatório de 275 linhas intermunicipais que será realizado no primeiro semestre de 2014. Deste total, 23 serão novas linhas. A previsão é de que no início do segundo semestre do mesmo ano as empresas já estejam operando com os novos contratos assinados.

O tempo de concessão será de 28 anos, de acordo com estudos de viabilidade técnica e financeira. A licitação terá dois tipos de editais, um modelo será pelo maior valor de outorga para exploração do serviço e o outro haverá a análise de técnica e preço. A expectativa é de que as empresas deverão ofertar serviços de melhor qualidade.

Para o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, Minas Gerais tem muito a oferecer ao restante do Brasil. “A Gestão Pública realizada aqui visa, como ponto principal, a qualidade de vida dos cidadãos e este processo licitatório, que será iniciado ano que vem, é mais um passo para aperfeiçoarmos os serviços oferecidos aos usuários”, avaliou.

Dentre as melhorias que serão percebidas pelos usuários estão a adequação da frota para veículos com especificações próprias para o transporte em condições de segurança, conforto, facilidade de embarque e desembarque e níveis mínimos de poluição ambiental, conforme estabelecido na legislação vigente.

“Toda vez que o poder público oferta o transporte regular, principalmente nas regiões mais carentes, ele inibe o transporte ilegal, pois as empresas que vencerem a licitação terão um padrão de qualidade sempre superior ao anterior”, comentou o diretor de Fiscalização do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais, DER/MG, João Baeta.

Haverá, também, uma otimização do padrão tecnológico da frota operante e adequação dos quadros de horários, com consequente redução do custo por quilômetro, beneficiando o passageiro.

Dados do Sistema

Nos últimos 12 meses cerca de 76,5 milhões de passageiros foram transportados no Sistema de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal em aproximadamente de 3,3 milhões de viagens realizadas. Mais de 235 milhões de quilômetros foram percorridos por 4.733 veículos. Duzentas e quatorze empresas são responsáveis pelos 1.745 serviços existentes.

Foto: Bernadete Amado