O vice-governador Alberto Pinto Coelho anunciou nesta quarta-feira (4), em Unaí, região Noroeste de Minas, que o projeto da construção do anel rodoviário no município já está sendo executado e a obra está incluída no programa Caminhos de Minas. O anúncio foi feito durante a abertura oficial da 53ª Expoagro e do IX Fórum Regional de Agropecuária do município, eventos promovidos pelo Sindicato Rural de Unaí.

“O programa Caminhos de Minas é sem precedentes na história de Minas Gerais e talvez do Brasil, com o asfaltamento de 7,8 mil quilômetros. Se o ProAcesso teve a visão de dar acesso por asfalto a todos os 853 municípios, a visão do Caminho de Minas é diminuir distâncias, é fazer ligações estratégicas, facilitando, assim, o escoamento da produção em nosso Estado”, afirmou o vice-governador.

A solenidade de abertura contou com a participação do ministro da Agricultura, Antônio Andrade, da senadora e presidente da Confederação Nacional da Agricultura, Kátia Abreu, dos secretários de Estado Danilo de Castro (Governo), Elmiro Nascimento (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e José Silva (Trabalho e Emprego), do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões, além de deputados federais e estaduais e autoridades locais e regionais.

Vocação da região para o Agronegócio

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a região Noroeste de Minas lidera o ranking da produção de grãos no Estado, com uma safra da ordem de 2,9 milhões de toneladas, participando com 24% na soma das colheitas das lavouras mineiras. A região tem, ainda, a maior produção de soja do país, com 1,2 milhões de toneladas por ano.

De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, Unaí é uma das maiores bases do agronegócio no Brasil. “Unaí e a região Noroeste são, sem dúvida, um dos celeiros do agronegócio no Brasil. Isso se deve ao trabalho árduo do produtor rural, do emprego da tecnologia e, principalmente, da parceria entre o Estado e o Município”, destacou.

O prefeito de Unaí, Delvito Alves, ressaltou que a parceria e o apoio do Governo de Minas são fundamentais para o crescimento do agronegócio no município e também na região. “A realização de uma exposição desta envergadura é de extrema importância para o desenvolvimento de nosso município”, afirmou.

Fórum da Agropecuária

Após a abertura oficial da exposição, foi realizado o IX Fórum Regional de Agropecuária, que inclui a realização de palestras técnicas. Para o presidente do Sindicato Rural de Unaí, Altir de Souza Maia, a realização do Fórum da Agropecuária, com a discussão de assuntos técnicos, vai possibilitar a troca de experiências, que é fundamental para o crescimento e evolução do setor.