Dando continuidade à construção e implantação dos Terminais de Transporte Metropolitano, o Governo de Minas, por meio do Departamento de Obras Públicas (Deop-MG), autorizou o início das reformas dos Terminais São Gabriel e Vilarinho, com investimentos de R$ 7,9 milhões, e previsão de conclusão de ambos para o primeiro semestre de 2014. Os terminais farão integração com o sistema BRT juntamente com os de Morro Alto, São Benedito, Justinópolis e Bernardo Monteiro, além da atual rodoviária.

Em ambos os terminais serão reformadas as plataformas centrais, que terão o piso elevado para atender ao Sistema Municipal e Metropolitano. O Terminal Vilarinho receberá investimento de R$ 4,8 milhões e o São Gabriel de R$ 3,1 milhões. Ao todo, os terminais vão atender aproximadamente 68 mil passageiros por dia, em 1.300 viagens.

De acordo com o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fabrício Sampaio, “o objetivo é reordenar o sistema com linhas alimentadoras, expressas e semi-expressas integradas física e tarifariamente, que vão contribuir para a racionalização das viagens, com impacto positivo no trânsito de Belo Horizonte e beneficiar os usuários com opções de itinerários, menor tempo de espera para as partidas, maior conforto e redução do tempo de viagem”, destacou.

O Sistema Metropolitano de Transporte Coletivo possui 3 mil veículos e 740 linhas, que percorrem 643 mil quilômetros de itinerários diariamente, transportando 823 mil passageiros por dia. O sistema de transporte proposto pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) será operado com dois tipos de serviços em cada um dos terminais, sendo as linhas alimentadoras e as linhas troncais, que em Belo Horizonte vão trafegar em corredores de BRT.

Para definir as áreas para a construção dos terminais, a Setop atendeu aos critérios como menor número de benfeitorias atingidas, custo de desapropriação e custo de terraplenagem; evitar percursos com aumento das distâncias de transportes e áreas com equipamentos públicos.

Terminais Metropolitanos

A construção e implantação dos terminais foram anunciadas com investimento de R$ 187 milhões pelo Governo de Minas. Outros três Terminais Metropolitanos estão com obra em andamento. São Sarzedo, Ibirité e Vespasiano, com recurso na ordem de R$ 43,4 milhões.

Localização dos Terminais Metropolitanos

- Contagem (3 terminais): Vargem das Flores (bairro Darcy Ribeiro), Cidade Industrial e Ressaca (bairro São Joaquim).

- Vespasiano (1 terminal): bairro Morro Alto.

- Santa Luzia (1 terminal): bairro São Benedito.

- Ribeirão das Neves (2 terminais): Justinópolis e bairro Jardim Colonial.

- Ibirité (1 terminal): rua Francisco de Assis.

- Sarzedo (1 terminal): bairro Santa Rosa de Lima.

- Belo Horizonte (3 reformas de terminais e 1 construção): Vilarinho, São Gabriel e a atual rodoviária (que se transformará em um terminal central de BRT Metropolitano) e a construção do Terminal Bernardo Monteiro, na Região Hospitalar, entre as avenidas dos Andradas e Francisco Sales.

Terminal Metropolitano São Gabriel

Terminal Metropolitano Vilarinho