O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, participou, nesta semana, em São Paulo, do seminário “Mobilidade Sustentável para um Brasil Competitivo”, promovido pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). O objetivo foi discutir novas técnicas, produtos e soluções para a gestão eficiente da mobilidade nas cidades, promover a sustentabilidade e garantir maior qualidade de vida aos cidadãos.

“Encontros como esse são de suma importância para aperfeiçoarmos a discussão que envolve o avanço da mobilidade urbana em nossas cidades, levando-se em conta a necessidade de redução do tempo nos deslocamentos e dos custos do transporte, oferecendo à população melhoria na qualidade do serviço prestado, com eficiência e segurança”, comentou o secretário.

Na abertura do seminário, o presidente executivo da NTU, Otávio Cunha, falou sobre os desafios de se oferecer um serviço de transporte coletivo urbano de qualidade e das dificuldades que o setor tem enfrentado ao longo dos anos para que isso aconteça. “Está claro para nós que vamos ter que investir em um modelo que seja capaz de prever novas demandas da sociedade e do próprio setor nos próximos anos”, destacou.

Temas

A saúde urbana e a mobilidade sustentável foram assuntos do primeiro dia do evento. Também houve a realização do painel sobre “Observatório da Copa das Confederações”, em que foi debatida a mobilidade urbana nas cidades-sede do evento durante os dias de jogos.

Especialistas da Europa, das Américas e do Brasil debateram, ainda, exemplos internacionais sobre como a mobilidade urbana sustentável tornou-se um forte fator de competitividade e inovação para as cidades.

No último dia do seminário, foram apresentados exemplos sobre a operação de sistemas BRT com modelos de sucesso na América Latina e no Brasil. A diretora da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), Richele Cabral, relatou a percepção da população neste primeiro ano de operação da linha Transoeste na cidade. “Em pesquisa realizada com a população no mês de abril, 93% dos entrevistados disseram estar muito satisfeitos ou satisfeitos com o BRT”, comentou. Outras três linhas ainda serão implantadas na capital carioca até 2016.

Fechando o seminário, representantes dos setores da indústria, transportes, comércio e serviços e do Governo Federal fizeram uma mesa redonda para tratar dos reflexos da mobilidade urbana no custo Brasil.

Medalha

Nove personalidades ligadas ao setor de transporte urbano foram condecoradas com a Medalha do Mérito do Transporte Urbano Brasileiro. A homenagem é feita tradicionalmente nas categorias Empresário, Especial e In Memoriam a personalidades pioneiras que lutaram pela qualidade e melhoria no transporte público por ônibus.

Um dos homenageados na categoria Empresário foi o mineiro Rubens Lessa, da empresa de transporte de passageiros e carga Saritur. Ele defende que a qualidade do serviço de transporte por ônibus precisa de investimentos para se concretizar. “Trabalhamos em um setor essencial e dinâmico, que precisa de muito investimento em infraestrutura e políticas públicas”, afirma.

Feira de expositores

Paralelamente ao evento, ocorreu uma feira de exposição de fornecedores do setor de transportes, onde fabricantes puderam expor veículos, equipamentos, sistemas e serviços para transportes de passageiros, além de negociarem com parceiros do setor.

Os dois dias de seminário contaram com a presença de dirigentes e executivos de empresas operadoras de ônibus de todas as regiões do país, gestores públicos e especialistas do setor, fornecedores e comunidade acadêmica.