Quatro novos radares inteligentes, com leitor automático de placas, começam a operar nas rodovias do Sul de Minas. Os novos radares foram instalados nas rodovias MG-450, BR-267 e LMG-877 e começam a funcionar neste sábado (22). O equipamento diferenciado identifica a passagem de um veículo com irregularidades e emite um sinal sonoro avisando ao operador no Posto de Polícia, direcionando o trabalho dos policiais e permitindo a adoção de medidas adequadas. Assim, além de tornar o trabalho de fiscalização mais eficiente, o equipamento reduz a possibilidade de um policial ser surpreendido durante a abordagem a, por exemplo, um veículo roubado.

Agora, dos 235 radares em atividade nas rodovias sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG), 13 são inteligentes e proporcionam maior segurança tanto na questão do controle de velocidade, quanto na verificação de impedimentos legais dos veículos e condutores.

Esses equipamentos efetuam automaticamente a leitura da placa do veículo e verificam as informações existentes no banco de dados fornecido pelo Detran, que é atualizado diariamente, e que contém a relação de veículos roubados, com o licenciamento atrasado e com mandado de busca e apreensão.

Para o gerente de Tráfego e Segurança Viária, Ivan Godoi, os radares inteligentes complementam a fiscalização realizada pelos equipamentos do tipo fixo, já existentes, que desde o início da operação do atual contrato, no final de 2009, já fiscalizaram mais de 1,1 bilhão de veículos.

Veja os locais dos novos radares:

O Programa Proseg

O Governo do Estado, por meio do DER/MG, tem priorizado esforços para garantir a segurança e o conforto para todos os usuários das rodovias mineiras. Em 2008, o Governo do Estado implementou o Projeto Estruturador Proseg – Programa de Aumento da Capacidade e Segurança dos Corredores de Transporte, cujo objetivo é melhorar as condições de operação do trânsito de veículos, com foco na segurança viária, integrando engenharia rodoviária, educação para o trânsito, resgate de acidentados e atendimento de urgência e emergência, tendo como principais ações:

• Implantação de obras rodoviárias de eliminação e correção dos segmentos com altos índices de acidentes (acessos, interseções, 3ª faixas, etc.);

• Modernização do sistema de gerenciamento do banco de dados de acidentes de trânsito;

• Monitoramento, fiscalização e policiamento das rodovias, incluindo controle de velocidade e peso;

• Implantação de projetos de educação para o trânsito;
• Implantação de ações para gestão de rodovias.

Dentro das ações do Proseg está o Programa ProMG, criado com o intuito de maximizar a aplicação dos recursos oriundos da Cide, dando um passo importante, recuperando as rodovias pavimentadas e sinalizando-as adequadamente.

Além deste programa, o DER/MG tem ampliado as suas ações de fiscalização através do Programa de Controle de Velocidade, visando inibir o excesso de velocidade em nossas rodovias, com a instalação de equipamentos de fiscalização eletrônica e do Programa de Controle de Peso, coibindo o excesso de peso que compromete os sistemas de frenagem dos veículos de carga e reduz a vida útil do pavimento, através da fiscalização das cargas transportadas.

Em 2012, foram investidos R$ 87 milhões por meio do Proseg. Esses recursos foram destinados à operação de 74 praças de pesagem para a fiscalização das cargas transportadas, à fiscalização de velocidade por equipamentos do tipo fixo instalados em 225 pontos em todo o estado e ao atendimento ao usuário através da monitoração de 487 km de rodovias, com o atendimento a mais de 5.200 ocorrências (acidentes, panes, atropelamentos, animais na pista etc.).

Neste ano, o aumento da segurança viária será pautado pelas seguintes ações:

• Realização de contagem de tráfego nas rodovias sob a responsabilidade do DER/MG, o que possibilitará uma análise mais precisa da circulação de veículos em nossas rodovias e consequentemente um melhor planejamento para a alocação de recursos e melhoria das condições de circulação;

• Ampliação da malha monitorada, através do Sistema de Atendimento Integrado ao Usuário(SAI), com a contratação de empresas para o monitoramento de rodovias nas regionais de Barbacena, Juiz de Fora, Ponte Nova e Ubá, expandindo a malha monitorada para 1468,4 km;

• Construção e operação de novas praças de pesagem, com previsão de 84 praças para a fiscalização das cargas transportadas;

• Ampliação dos pontos de fiscalização eletrônica de velocidade, com a instalação de radares inteligentes (Leitor Automático de Placas) nos postos da Polícia Militar Rodoviária, auxiliando na identificação de veículos com irregularidades.

A tabela abaixo mostra a evolução do programa:

O aspecto positivo é que o número de veículos autuados corresponde a 0,08% dos veículos fiscalizados, o que significa que para 10.000 veículos fiscalizados, somente oito são autuados. Esse baixo percentual demonstra que nos locais fiscalizados, as velocidades praticadas foram reduzidas, passando para valores compatíveis com as velocidades regulamentadas. Como consequência, o número de acidentes reduziu consideravelmente (MG010 – 55%, MG424 – 45%, LMG800 – 44%, rodovias do Sul do Estado – redução superior a 80%).