O plano de acesso e segurança ao Mineirão para a Copa das Confederações foi apresentado na manhã desta quarta-feira (12), na Prefeitura de Belo Horizonte. Serão feitas várias intervenções no trânsito que vão exigir atenção especial do torcedor com base em diretrizes da FIFA. O documento é resultado do trabalho conjunto entre a BHTrans, Prefeitura de Belo Horizonte e Governo de Minas Gerais. “Será uma oportunidade para sermos mais assertivos em 2014. Fizemos uma visita ao Rio ontem (11) e verificamos que os planos das seis sedes estão bem padronizados. A população está se acostumando com os acessos ao Mineirão em dias de grandes eventos, como foi com o amistoso e o show do Paul McCartney”, disse Tiago Lacerda, secretário de Estado Extraordinário da Copa (Secopa).

O estacionamento do Mineirão não estará aberto ao público, mas a credenciados da entidade organizadora do evento esportivo. Haverá ainda restrição de circulação de carros e pessoas no campus da UFMG. A recomendação, no entanto, é para que os torcedores utilizem o transporte coletivo. Para isso, cerca de 300 ônibus estarão disponíveis para os usuários em seis pontos da cidade, os chamados de Terminais Copa, incluindo o do Aeroporto de Confins para uso gratuito do torcedor portador de ingresso. Em todos os terminais, os embarques acontecerão entre 12h e 15h. Os três jogos marcados para o Mineirão serão às 16h, quais sejam: Taiti e Nigéria, no dia 17; México e Japão, no dia 22, e uma das semifinais, no dia 26. A distancia da caminhada do ponto de desembarque até o estádio não passará de 1,5 km. O retorno dos torcedores aos Terminais Copa começará tão logo terminem os jogos, no mesmo local do desembarque. Na volta, haverá paradas para desembarque. O torcedor deverá guardar o canhoto do ingresso, sendo a garantia de acesso aos ônibus especiais na volta para casa.

Para os espectadores com deficiência física, a FIFA oferece 120 vagas de estacionamento dentro da área de acesso restrito, a aproximadamente 200 metros de distância da entrada Sul do Mineirão. Somente poderão usar essas vagas os torcedores que manifestaram essa necessidade no momento da compra dos ingressos. Para os idosos e outras pessoas com dificuldade de locomoção, a BHTrans irá oferecer kombis que levarão o torcedor até os pontos controlados pela FIFA. A distancia de caminhada até a entrada do estádio também será reduzida a apenas 200 metros. Também será reservada uma área para veículos fretados nas proximidades do estádio.

RESTRIÇÕES DE ESTACIONAMENTO
No entorno do Mineirão (Área de Segurança) só será permitido o acesso de veículos credenciados.
A partir da 0h dos dias 16 (domingo), 21 (sexta-feira) e 25 (terça-feira) começa a operação de trânsito no entorno do estádio. A partir desse horário fica proibido o estacionamento de carros na Área de Segurança e ao longo das áreas de restrição em trechos dos bairros São José, São Luiz, Bandeirantes, Liberdade e Aeroporto.
Nos dias dos jogos, a partir de 11 horas, apenas veículos credenciados terão acesso às avenidas Alfredo Camarate e Abrahão Caram, na Pampulha. Quem mora nas áreas de restrição terá o acesso às residências liberado normalmente. No entanto, os carros não poderão ficar estacionados nas ruas. Moradores e comerciantes da área de restrição serão devidamente credenciados para acesso às garagens.

Na Orla da Lagoa da Pampulha, entre Igreja São Francisco de Assis e Avenida Santa Rosa, o estacionamento fica proibido, nos dois sentidos, quando houver partidas.

TRANSPORTE COLETIVO - TERMINAIS COPASerão criados os Terminais Copa, de onde sairão os ônibus especiais que irão atender gratuitamente torcedores com ingressos. Os ônibus sairão do Minas Shopping, da Praça Floriano Peixoto, do Centro, Savassi e do Barreiro. 

Não haverá paradas ao longo do trajeto até o Mineirão, o que garantirá agilidade nas viagens. Todos os terminais terão a mesma frequência de ônibus.

No entorno do Mineirão, os terminais de desembarque funcionarão próximo à portaria 3 da UFMG e na Avenida Coronel José Dias Bicalho. Os ônibus do Aeroporto Internacional de Confins passarão pelas avenidas Pedro I e Antônio Carlos até a portaria 1 da UFMG.

Confira onde ficarão os terminais:
1. Minas Shopping: Avenida Cristiano Machado, próximo ao Minas Shopping.
2. Praça Floriano Peixoto: Rua Domingos Vieira, entre Avenida do Contorno e Rua Manaus – bairro Santa Efigênia.
3. Centro: Rua Espírito Santo, entre Tupis e Tamoios.
4. Savassi: Rua Paraíba, entre Avenida Getúlio Vargas e Rua Antônio de Albuquerque.
5. Barreiro: Estação BHBus Barreiro.
6. Confins: Saída do Aeroporto de Confins.
Linhas que sairão da Savassi e Barreiro irão passar pela Avenida Carlos Luz (Catalão). As demais linhas seguirão pela busway da Avenida Antônio Carlos.

TRANSPORTE COLETIVO - LINHAS REGULARES
Além dos terminais especiais, a opção para o torcedor são linhas 2004, 503, 504, 5401, 64, 67, S50, S51, S52, S53 e S54 que passam pela região do Mineirão. Elas sofrerão alteração de itinerário, mas continuam sendo opções para o torcedor. Além delas, todas as linhas que passam pela avenida Antônio Carlos, com pontos próximos à UFMG, podem ser usadas. Elas estarão devidamente identificadas com adesivo alusivo ao estádio Mineirão. Para essas linhas, mesmo com ingresso do jogo, será cobrada a passagem.

PVVs (POSTOs DE VERIFICAÇÃO VEICULAR)
Para controlar a chegada e saída dos atletas e dos profissionais credenciados serão implantados dez Postos de Verificação Veicular (PVVs). A partir dos PVVs será feita a triagem dos veículos e bloqueio aos não-credenciados. Os PVVs funcionarão a partir das 11 horas nos dias 17, 22 e 26 de junho.

Veja onde ficarão os PVVs:
PVV 1: Portaria 3 da UFMG
PVV 2: Av. Carlos Luz com Rua Conceição do Mato Dentro
PVV 3: Av. Carlos Luz com Av. Alfredo Camarate
PVV 4: Av. Alfredo Camarate com Av. Otacílio Negrão de Lima
PVV 5: Av. Otacílio Negrão de Lima com Av. Cel. Oscar Paschoal
PVV 6: Av. Otacílio Negrão de Lima com Av. dos Esportes
PVV 7: Av. Antônio Carlos, acesso para Av. Abrahão Caram (sentido norte-estádio)
PVV 8: Av. Antônio Carlos com Rua Noraldino de Lima
PVV 9: Rua Prof. Magalhães Penido com Av. Cel. José Dias Bicalho
PVV 10: Portaria 1 da UFMG

ROTAS DE PEDESTRES
Seguindo o mesmo padrão adotado mundialmente pela FIFA, os torcedores a pé chegarão e sairão do estádio por rotas controladas. A organização com gradis garante segurança e melhora o fluxo de pedestres no entorno do estádio.

Confira as rotas:
1. Avenida Abrahão Caram, com Avenida Antônio Carlos
2. Avenida Carlos Luz, com Av. Alfredo Camarate
3. Avenida das Palmeiras, a partir da Av. Coronel José Dias Bicalho

PONTOS DE TÁXI
Ponto Alameda das Palmeiras: Alameda das Palmeiras, entre Alameda das Falcatras e Alameda dos Jacarandás
Ponto Usiminas: embarque e desembarque em frente à Usiminas