As obras da Cidade das Águas - Unesco Hidroex, no município de Frutal, no Triângulo Mineiro, estão em ritmo bastante avançadas. Nesta quarta-feira (10), o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, assinou autorização para a ordem de serviço para a construção da Vila Olímpica, Anfiteatro e do espaço Ecocidadania. Com um investimento total de R$ 25 milhões, as obras serão iniciadas nesta sexta-feira (12), pelo Departamento de Obras Públicas (DEOP).

A Cidade das Águas é uma iniciativa do Governo de Minas em conjunto com a Unesco e tem como principal atividade o desenvolvimento de pesquisas para a preservação dos recursos hídricos no Brasil, América Latina e países africanos de língua portuguesa.

"Os investimentos aqui implantados não são apenas para o município de Frutal, mas para todo o Estado de Minas Gerais, o Brasil e o mundo", destacou o secretário. As obras que já foram licitadas começam a ser realizadas imediatamente e tem previsão de conclusão para o segundo semestre de 2014.

Além do legado que o complexo irá deixar para o município e os países de língua portuguesa, o secretário ressaltou os avanços em estudos hídricos que beneficiarão a sociedade. "A cidade tomou para si a responsabilidade maior perante à humanidade de semear a solidariedade e o cultivo da sustentabilidade", acrescentou Narcio.

Durante o evento, a expertise do presidente do Unesco-Hidroex, Octávio Elísio Alves de Brito, foi lembrada pelas autoridades, que destacaram sua importância para a construção do projeto, que registra grandes avanços.

O evento ainda contou com a presença do subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vicente Gamarano, do deputado estadual José Maia, do vice-presidente da Fundação Unesco Hidroex, Alexandre Saad, do diretor da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) em Frutal, Ronaldo Wilson e do chefe de gabinete e diretor de Obras do DEOP, Eugênio Botinha.

Aliás, o campus da Uemg em Frutal, que integra a Cidade das Águas, também mereceu referencias do secretário, que destacou que uma nova formatação da grade de cursos oferecidos pela unidade deverá ser anunciada em breve. Com a construção da Vila Olímpica, por exemplo, será possível oferecer à população da região cursos de Educação Física e Fisioterapia.

Narcio também lembrou que a Uemg deu um passo importante para se tornar uma das maiores instituições públicas de ensino superior no Estado, com a incorporação de seis fundações educacionais do interior. O governador Antonio Anastasia assinou mensagem encaminhando projeto de lei à Assembleia Legislativa, na última segunda-feira (8), com o objetivo de difundir o conhecimento e contribuir para a produção científica em todo o Estado.

Boas novas

A assinatura das ordens aconteceu durante a solenidade que marcou os 100 dias do atual governo do município de Frutal. Na ocasião também foram assinados diversos acordos com outros órgãos do Governo de Minas. Entre eles, documento entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Uemg e Unesco-Hidroex, que prevê a implantação de Oficina de Reciclagem do Lixo Eletrônico.

A implantação desta oficina terá o objetivo de reciclar todos os equipamentos de informática do município e recuperanr aqueles que ainda podem ser reutilizados, dando destinação ambientalmente correta aos demais componentes que já não podem ser aproveitados.

Destaca-se ainda as parcerias do Governo de Minas para a reestruturação de dois Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) em Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec). Uma das unidades será instalada na sede da Uemg e a outra no Centro de Eventos Culturais Yara Lins. Outra parceria destacada foi a implantação da nova fase do programa Educação para as Águas, para alunos do ensino fundamental da 1ª à 6ª série.

Minas Online e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais