Com investimentos da ordem de R$ 2,6 milhões a obra integra a segunda etapa do Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária de Minas Gerais (ProMG), sob jurisdição da 24ª Coordenadoria Regional do DER/MG de Passos.

O novo desenho do trevo, projetado pelo DER/MG, irá promover mais segurança e evitar acidentes, com a implantação de rotatórias alongadas que vão contribuir para a melhoria das condições de tráfego e acesso a estes dois municípios.

De acordo com Melles, Minas tem buscado, por meio de importantes programas de infraestrutura rodoviária, oferecer rodovias mais seguras e eficientes ao povo mineiro. "Com a implantação de 220 novos trechos do ProAcesso, e com o ProMG, garantimos mais qualidade de vida aos mineiros. Nenhuma obra começa sem que os recursos estejam assegurados, uma gestão que começou com o governador Aécio e que permanece com o governador Anastasia".

O diretor-geral do DER/MG, José Elcio Santos Monteze explicou que, "em 2003 a malha rodoviária pavimentada era de mais de 13 mil quilômetros. Atualmente, a implantação de novas rodovias, com o ProAcesso, este número cresceu em cerca de 50%, e deverá avançar mais com o programa Caminhos de Minas, lançado em agosto do ano passado".

O prefeito de Guaxupé Jarbas Correa Filho destacou que a construção deste trevo é uma demanda antiga da região, mas o resultado obtido agora deve ser creditado a todos em Guaxupé que lutaram por um trevo mais seguro. A obra é fruto de uma parceria do estado com o município".

O evento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e contou ainda com a presença do deputado estadual Antônio Carlos Arantes; do superintendente do Departamento de Nacional de Infraestrutura em Minas, José Maria Cunha; do presidente da Associação dos Municípios da Microrregião Baixa Mogiana (AMOG) e prefeito de Juruaia, Álvaro Mariano Júnior, do vice-prefeito de Guaxupé, Helber Hamilton Quintela e do diretor de operações do DER/MG, Luiz Alberto Dias Mendes, além de autoridades municipais, prefeitos da região, coordenadores regionais do DER/MG de Passos e Formiga, além do representante do Consórcio Tamasa - Pavidez, responsável pelas obras do ProMG de Passos.

BR 491

Em São Sebastião do Paraíso, o secretário de Estado Carlos Melles, o superintendente do DNIT, José Maria Cunha e o deputado federal Renato Andrade participaram do anúncio das obras de recuperação da BR 491, e da melhoria das condições de tráfego na ligação entre São Sebastião do Paraíso e Arceburgo, com 49,4 quilômetros e outro trecho para Areado com extensão de 98,2 quilômetros, que fazem parte do programa Crema do Governo Federal.

Segundo o superintendente do DNIT, José Maria Cunha, "o Crema nos dois primeiros anos promove a revitalização do pavimento e a seguir, nos próximos dois anos, é feito um reforço do pavimento".

O secretário Carlos Melles lembrou que o governador Anastasia tem encorajado a realização de parcerias institucionais entre os poderes federal, estadual e municipal.  "Minas tem a maior malha rodoviária pavimentada do país e temos alguns gargalos emblemáticos como a BR 381 Norte ou o Anel Rodoviário de Belo Horizonte. Por meio de parcerias vamos buscar juntos a solução para estes casos", finalizou.

Minas Online e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais

Foto: Bernadete Amado

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas Carlos Melles, e o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem José Elcio Santos Monteze, acompanhados do prefeito de Guaxupé Jarbas Correa Filho inauguraram, nesta sexta-feira (1º/02), os serviços de melhoria e reformulação do trevo de acesso a Guaxupé, na BR 491, quilômetro 27,5, uma antiga reivindicação dos moradores da região.