Crédito: Google Maps
Crédito: Google Maps

A empresa pública Trem Metropolitano de Belo Horizonte (Metrominas), vinculada à Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop), disponibiliza um novo recurso que permite acompanhar os trabalhos de sondagem do metrô já concluídos. No site da Metrominas, em Relatórios de Andamento, os furos de sondagem já realizados podem ser localizados por meio de uma ferramenta customizada do Google Maps. Além da localização aproximada, o usuário também pode ter acesso a outras informações, como a profundidade que cada furo atingiu. Brevemente, a Metrominas também disponibilizará informações da mesma forma para os trabalhos da Linha 2.

O objetivo dos serviços de sondagem é subsidiar os projetos de engenharia com informações sobre o subsolo, a fim de se obter amostras de solos, rochas e outras informações geofísicas relevantes.

Para as Linhas 1, 2 e 3 foram realizados mais de 3.500 metros de sondagem, totalizando 175 furos. No eixo da Linha 3, a sondagem já aconteceu na Praça Sete, no pátio inferior da Rodoviária e na rua Pernambuco.

Também já foram realizados ensaios geofísicos não destrutivos ao longo do eixo da Linha 3, que terá 4,5 km de extensão e será totalmente subterrânea, ligando a região da Savassi à Lagoinha, com cinco estações.

Na Linha 2 foram realizadas sondagens ao longo da linha férrea do Barreiro até as proximidades do Anel Rodoviário. A Linha 2, com extensão de 10,5 km, ligará o Barreiro a região do bairro Calafate, sendo previstas sete estações, com interligação com a Estação BHBus Barreiro.

Para a Linha 1, está prevista a reforma e melhoria das estações, aquisição de novos trens, melhoria de sistemas elétricos e de comunicações e ampliação de aproximadamente 1,7 Km, entre a Estação Eldorado até a futura Estação Novo Eldorado.

Minas Online e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais