O governador Antonio Anastasia presidiu, nesta terça-feira (14), no Palácio Tiradentes, a 3ª Reunião Gerencial do Governo do Estado de Minas Gerais, com a participação do vice-governador Alberto Pinto Coelho, secretários de Estado e alguns dirigentes de empresas. Durante o encontro, foram avaliadas as metas pactuadas para desenvolvimento ao longo de 2012.

Visando inovar o modelo de acompanhamento, posto em prática por meio do Acordo de Resultado, desde a sua instituição, em 2003, o governador Anastasia instituiu, este ano, a Carta de Missão, estipulando metas que estão sendo acompanhadas em cada pasta diretamente pelo governador. A Carta de Missão contém de três a dez resultados a serem alcançados até o final do ano, dependendo da secretaria.

"É uma reunião de rotina do secretariado para fazermos um levantamento das metas e dos resultados que estamos tendo neste ano de 2012. Temos um ano que está ainda pela metade, mas é claro que há um acompanhamento muito intensivo na medida em que Minas Gerais adotou, há anos, um projeto de planejamento, que inclui o gerenciamento intensivo", explicou Anastasia.

O governador citou alguns exemplos de metas presentes na Carta de Missão e que já foram alcançadas em áreas como educação, saúde, copa do mundo e desenvolvimento social."Conseguimos concluir a questão da urgência e emergência da Macro Centro-Sul, que é muito importante para o Estado, e no Jequitinhonha. É um ponto muito positivo. Cito também as questões da Copa do Mundo que estamos rigorosamente dentro do prazo, inclusive com a entrega este ano do Estádio Independência, e as obras do Mineirão que estão muito bem", destacou o governador.

Avanços

As metas escolhidas para acompanhamento sistemático e direto por Anastasia são de projetos estruturantes que têm grande alcance. Uma delas é a de ampliação do número de alunos atendidos em escolas públicas estaduais em tempo integral. O objetivo determinado para a Secretaria de Estado da Educação era o atendimento de 110 mil estudantes. Porém, este ano, já estão sendo beneficiados mais do dobro, ou seja, mais de 220 mil crianças e adolescentes

No âmbito do Desenvolvimento Social, uma das metas era a aplicação de 164 mil questionários do Projeto Porta a Porta, que é um amplo diagnóstico das privações sociais, realizado conforme os indicadores do Índice de Pobreza Multidimensional (IPM) - anos de estudos, matrícula das crianças, mortalidade infantil, desnutrição, água potável, sanitário, combustível para cozinhar, eletricidade, revestimento do piso, bens domésticos - desenvolvido pela Universidade de Oxford e utilizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) no Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) da ONU a partir de 2010. A meta foi atingida por meio de visitas a 200 mil domicílios visitados, o que permitiu a construção de 71 Mapas de Privação, que balizarão a execução do Programa Travessia.

Por meio do Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios (Proacesso), a meta é concluir 13 trechos, num total de 265,8 quilômetros de vias pavimentados, com 98,35% dos municípios mineiros com acesso pavimentado. Este ano, já foram pavimentados 471 quilômetros de rodovias e concluída a pavimentação de dois acessos aos municípios de Santana do Riacho e Chapada Gaúcha. Estão em andamento obras em 19 estradas.

Na Saúde, desde janeiro de 2011, já foram postas em funcionamento 362 UBSs, que são os pontos de atenção à saúde mais próximos da população e devem se responsabilizar pelo cuidado das pessoas em sua área de abrangência. Outra ação foi o cadastramento de 19.964 gestantes e 6.238 crianças no serviço de call center do Programa Mães de Minas, até o dia seis de agosto último.

No que se refere à Defesa Social, entre as ações estava o lançamento do Plano Integrado de Enfrentamento à Violência em Minas Gerais. O documento, lançado em maio, reúne ações, novos métodos e obras estratégicas para a segurança pública, com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade violenta no Estado.

"Temos ainda indicadores, por exemplo, na área de segurança, que queremos melhorar ainda neste ano. Houve uma melhoria nos últimos dois meses, mas ainda para este ano, temos indicadores para os quais eu estou empenhado, juntamente com os secretários, em melhorar", observou Anastasia.

Clique aqui e veja alguns pontos já cumpridos da Carta de Missão.

Minas Online e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais