Crédito Bernadete Amado

O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG) realizou, na manhã desta segunda-feira (07), operação denominada Esmeraldas, no transporte regular de linhas do sistema de transporte metropolitano que transitam na rua Tupinambás, próximo ao shopping popular, região Central de Belo Horizonte. A ação resultou na retirada de circulação 27 ônibus e foi deflagrada em função de reclamações dos usuários.

A operação Esmeradas surpreendeu os concessionários das empresas de transporte regular intermunicipal, a partir das 6h da manhã e se estendeu até o inicio da tarde. Neste período foram abordados 40 veículos, dos quais, 27 retirados de circulação em função de problemas como: ausência de suspensão e amortecedores, parabrisas trincados, pneus carecas, vazamento de óleo no sistema de roda, motor e caixa de marcha, extintores descarregados, veículos sem barra estabilizadora e sem disco tacográfico, roletas sem lacres, entre outros problemas detectados pelos fiscais do DER/MG.

Na avaliação do diretor de Fiscalização do DER, João Afonso Baeta Costa Machado, "a reprovação de 66% dos ônibus é um sinal de alerta para que as empresas melhorem a qualidade do serviço ofertado".

O DER/MG sempre que recebe denúncias, por meio de e-mail ou pela central de telefone 155 / opção 6, referente a algum veículo de transporte regular, este é retirado de circulação e são vistoriadas as condições de higiene, conforto dos assentos, treinamento do motorista, suspensão, direção, freios e parte elétrica.

Transporte Clandestino

"O DER não vai dar trégua aos transportadores clandestinos que atuam em Minas Gerais, afirmou Baeta. Durante a semana que passou, o Diretor de Fiscalização do órgão visitou promotores e autoridades das cidades de Pirapora, Montes Claros e Diamantina para juntos planejarem o aumento e a intensidade das blitze nas regiões.

Para fechar ainda mais o cerco ao transporte clandestino João Baeta percorrerá de hoje até quarta-feira (09/05), os gabinetes de promotores, juízes e agentes de trânsito de cidades pólos das regiões do Jequitinhonha/Mucuri e Rio Doce. "Com o apoio das entidades das pessoas visitadas, o DER parte agora para planejar ações simultâneas, coordenadas e ostensivas nas rodovias onde há maior incidência de transporte clandestino"
acrescentou o diretor.

O DER/MG de posse de dados coletados e a inclusão de fiscais infiltrados como passageiros dentro dos veículos clandestinos, utilizará de táticas de inteligência, onde o transportador ilegal nunca saberá o ponto que será abordado por uma blitz. "Nossas blitze passarão a ser realizadas de forma a quando acharem que estamos fiscalizando uma rodovia, já estaremos em outro segmento abordando os veículos irregulares", finalizou Baeta.

Minas Online e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais