Crédito Bruno Sales/Secopa-MG

O estádio Raimundo Sampaio, Independência, teve suas portas abertas para representantes de associações comunitárias do seu entorno na tarde desta quarta-feira (18). Cerca de 30 pessoas puderam ver a reta final das obras do estádio, que tem data de inauguração marcada para o dia 25 de abril, às 21h30, com um jogo amistoso entre o América Futebol Clube e o Argentino Juniors, da Argentina. O jogo marca também o centenário do time mineiro.

Estiveram presentes representantes da Associação Comunitária do Bairro Sagrada Família (Acobasf), Associação dos Moradores e Empresários do Bairro Sagrada Família (Ames), Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), Associação Comunitária dos Amigos do Entorno do Estádio Independência e Adjacências (AAMEIA) e Associação Comunitária Edgard Werneck do Bairro Horto (ACEWB). Todas estas entidades já acompanham o andamento de obras e participam de reuniões mensais com representantes do Governo de Minas, Arena Independência e da Construtora Andrade Valadares, responsável pelas obras no estádio.

Marcelo Emediato Álvares, da Sociedade São Vicente de Paulo, ficou impressionado com o que viu. "Está um espetáculo. A estrutura é completa para o torcedor, que certamente terá um novo comportamento dentro do estádio. Certamente, com esse padrão excelente de arena, o futebol ganha em profissionalismo e o torcedor em segurança", comenta.

Para Eli de Souza, da Associação Comunitária dos Amigos do Entorno do Estádio Independência e Adjacências, a visita o fez recordar os tempos do antigo estádio, onde já trabalhou de gandula. "Estou emocionado com o novo Independência. Já brinquei muito aqui na minha infância, já assisti a jogos inesquecíveis, mas agora estou vendo que a coisa mudou. Tanto os jogadores quanto os torcedores terão muito mais prazer de estar aqui", comenta o representante comunitário.

"Com essa entrega, o Governo de Minas devolve para os mineiros um estádio moderno, confortável e que traz toda a segurança para receber de volta as famílias em jogos de futebol. Temos um contato muito próximo com a comunidade do entorno do Independência, que acompanhou de perto toda a obra de modernização", afirma o secretário de Estado Extraordinário da Copa, Sergio Barroso.

Novo Independência

O novo Independência terá a capacidade de público ampliada de 10 para 25 mil pessoas, todos os assentos cobertos com material que reduz a emissão de som para a área externa; 422 vagas para estacionamento; duas torres de serviço que abrigam a administração, posto médico, central de vídeo monitoramento, central de comando do estádio, áreas de hospitalidade e áreas de segurança pública; dois elevadores e uma plataforma, além de rampas que asseguram acesso a todos os níveis; sistema moderno de iluminação que evita sombras nas transmissões de jogos noturnos; grama com sistemas de drenagem e de irrigação recomendados pela Fifa; acesso facilitado por estação do metrô a 600 metros e, em dias de eventos, haverá mais ônibus e táxis no entorno do estádio; os vestiários contarão com auditório para entrevistas coletivas; haverá duas lojas e 32 bares e lanchonetes espalhados nos diferentes setores do estádio; para a imprensa estarão disponíveis 16 cabines (rádio e TV) e 72 postos de trabalho (imprensa escrita); os camarotes ocuparão um espaço flexível com capacidade para aproximadamente 2.225 pessoas.

Minas Online e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais