Estudos técnicos - topográficos e geotécnicos – foram realizados por especialistas do DER-MG que apontaram como melhor forma de resolver o problema a contenção do maciço empregando a técnica de cortina atirantada que é um muro de contenção fixado no terreno através de tirantes de aço. Os trabalhos estão previstos para serem executados em 120 dias aproximadamente.

Os tapumes que foram colocados no quilômetro 14 têm como objetivo dar mais segurança aos trabalhadores e aos motoristas. As obras serão realizadas com recursos destinados ao Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária de Minas Gerais (PROMG), que gerencia  na Região Metropolitana de Belo Horizonte, 524,3 km de rodovias, em um investimento total de R$ 148,6 milhões, nos quatro anos de contrato, iniciado em agosto do ano passado. Esse contrato do PROMG beneficia 30 municípios e 31 trechos rodoviários, onde se inclui a MG 030, com três trechos que somam 34,4 quilômetros: viaduto da rede ferroviária (Águas Claras) até o entroncamento para Nova Lima (8,8 quilômetros), Rio Acima até Nova Lima (20,1 quilômetros) e Itabirito a São Gonçalo do Bação (5,5 quilômetros).

Em 2011, no trecho da MG-030 entre o viaduto da rede ferroviária (Águas Claras) até o entroncamento para Nova Lima, merece destaque a recuperação do quilômetro 11,6, na pista esquerda, sentindo Nova Lima / Belo Horizonte, próximo ao Shopping Serena Mall. No local foi construído um novo bueiro e aterro para receber nova pavimentação.

No quilômetro 27, houve o rompimento de um aterro, o local está em meia pista,  e já foram concluídos os estudos técnicos para elaboração de projeto de engenharia que se encontra em andamento e, tão logo seja concluído, as obras entram em execução. No quilômetro 18, o abatimento da pista do lado direito, deixou o tráfego em meia pista e as obras de recuperação já foram iniciadas.

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O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG) inicia nesta sexta-feira (02/03) as obras no quilômetro 14 da MG-030. O problema no local foi provocado pelo período de chuvas intensas do mês de janeiro. A infiltração de água em excesso no lençol freático provocou o rompimento do aterro, e consequentemente o abatimento da pista direita, o que obrigou desvio do tráfego para a pista da esquerda, sentido Nova Lima / Belo Horizonte.