A equipe de fiscalização do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG) não vai dar trégua ao folião que prolongou o feriado de carnaval. A informação é do diretor de fiscalização do DER, João Afonso Baeta Costa Machado, que encaminhou uma circular a todas as 40 Coordenadorias Regionais do órgão em todo o Estado, ratificando a necessidade de atenção máxima na atuação dos agentes de fiscalização nas rodovias estaduais no combate ao transporte clandestino e na garantia da qualidade do transporte regular.

"Diante da perspectiva de grande volume de tráfego nas rodovias mineiras e delegadas ao DER-MG, determinamos a intensificação das ações fiscais neste final de semana, com o objetivo de aumentar a segurança dos usuários da via e, ao mesmo tempo, coibir as infrações e irregularidades por ventura constatadas" explicou o diretor de fiscalização.

Segundo João Baeta, durante a "Operação Carnaval" foi possível verificar a redução da circulação de transportes clandestinos nas rodovias, em função da ação intensiva e ostensiva dos agentes fiscais do DER, que trabalharam de forma integrada com outros órgãos, o que refletiu de forma positiva nas rodovias federais. "Quando se aperta o cerco nas rodovias coletoras (MGs), diminui as ocorrências nas vias arteriais (BRs).

Além do combate ao transporte clandestino, a equipe de fiscalização também  vai continuar atenta a qualidade de transporte regular e ao transportador individual regulamentado, como táxis e escolares.

João Baeta ressalta, ainda, os danos causados pelo transporte clandestino. "Temos a consciência que o transporte irregular representa muitos riscos e é responsável por um grande número de acidentes, outro aspecto da sua clandestinidade passa pelo não pagamento de impostos referentes à atividade de transportador". Os veículos clandestinos estão sujeitos a autuações previstas no Código de Trânsito Brasileiro e na Lei 19.455, que podem resultar em multas no valor de cerca de R$1.090,65 e, se houver reincidência, o valor dobra.

Queda nos números de acidentes e feridos

O número de acidentes em toda a malha rodoviária mineira (rodovias estaduais e federais) caiu 29% em relação ao mesmo período de 2011. Foram 968 acidentes registrados em 2012, contra 1.361 em 2011.

O número de feridos também caiu 26%. Em 2011 foram 1.005 e em 2012, foram registrados 745 vítimas.

Minas Online e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais